5 curiosidades sobre a cerveja

Dia da Cerveja

Para bom bebedor, “meio copo não basta”, não é mesmo? Tomar uma cervejinha no fim do dia é sempre bom, principalmente quando é numa sexta-feira e você está de folga no dia seguinte… Hummm, maravilha! Depois do happy hour, dá para rolar até uma esticadinha. E se a sexta-feira for o Dia Internacional da Cerveja? Melhor ainda, pois motivos não faltam para comemorar a data tomando uma gelada. E aí, partiu?

O Dia da Cerveja foi criado em 2008, na Califórnia (EUA), e é celebrado toda primeira sexta-feira do mês de agosto, durante o verão do hemisfério norte. Para os amantes da bebida, nós do Peixe Urbano selecionamos 5 curiosidades sobre esse líquido – dourado, acobreado, marrom, entre outros tons – tão adorado mundialmente. Confira:

Benefícios à saúde

Você acredita que beber cerveja faz bem à saúde? É isso mesmo, são vários os benefícios da bebida, mas, claro, desde que ela seja ingerida com moderação. Segundo estudos, tomar o equivalente a dois chopes depois de praticar exercícios físicos pode ser tão eficiente quanto beber água.

Pesquisas apontam que o lúpulo presente na cerveja possui propriedades antiinflamatórias e antioxidantes, capazes de inibir a multiplicação do vírus respiratório, contribuindo também para a prevenção da pneumonia. Além disso, ela é capaz de reduzir em 40% os riscos de desenvolvimento de pedras nos rins, ajuda a saúde arterial, a proteger o coração, a fortalecer os músculos e a prevenir alguns tipos de câncer.

E não podemos deixar de lembrar que um copo de cerveja torna as pessoas mais sociáveis, reforça a empatia emocional e dá uma forcinha na excitação sexual. Ah, isso a gente já sabia, não é mesmo?  

Com ou sem espuma?

Muita gente não gosta de tomar cerveja com colarinho. Você é uma delas? Então, a  primeira coisa que precisa saber é que toda cerveja deve formar espuma. Isso porque ela é um sinal de que a bebida não sofreu falhas na fabricação, além de interferências quanto à limpeza do copo, como resíduos de detergente, gordura ou batom.

Formado por CO2 (gás carbônico) e pelas proteínas contidas na cerveja, o colarinho é fundamental para a degustação da bebida porque ajuda na liberação de aromas e a manter o sabor e a temperatura ideal por mais tempo. E agora, vai querer com ou sem espuma?

Cor das garrafas

Assim como o colarinho, o armazenamento influencia diretamente na textura, na cor, no aroma e até no sabor da bebida. Quanto mais clara for a garrafa, por exemplo, maior será a exposição do líquido aos raios solares e, consequentemente, o produto perde aromas e sabores e tem menor durabilidade. Por isso, a maioria das cervejas é servida em garrafas de cor marrom.

Algumas marcas também são armazenadas em garrafas verdes, que foram criadas após a Segunda Guerra como sinal de qualidade da bebida, devido ao lúpulo diferenciado, modificado industrialmente e mais caro. Porém, os recipientes de cor verde e outros mais claros não protegem a cerveja da luz como os de cor marrom. Com isso, independentemente da qualidade da cerveja, elas estão propícias a estragar com mais facilidade.

Tipos de copos

Tipos de copos de cerveja

Os copos também influenciam consideravelmente na formação de espuma e, claro, na liberação do aroma e do sabor. Para cada tipo de cerveja, há um tipo de copo: pilsner, lager, caneca, caldereta, pint, weizen, cálice, tulipa, flauta, mass, tumbler, america, cilíndrico, pokal e thistle.

A caneca, por exemplo, é ideal para cervejas e chopes na pressão. Com corpo arredondado, a tulipa serve para capturar os aromas, principalmente de cervejas com bastante espuma. Já o velho copo americano, cai bem com qualquer cerveja. Sabe por que? Porque lembra o sabor da cerveja daquele barzinho que você frequentava depois da faculdade ou daquele pub depois do trabalho, não é mesmo?

Criação da geladeira

Você sabia que a primeira geladeira do mundo foi criada graças à cerveja? Em 1856, uma cervejaria pediu que o australiano James Harrison criasse um aparelho que refrigerasse as bebidas da fábrica. Usando o princípio da compressão de vapor, a primeira máquina refrigeradora foi construída. A partir daí, os equipamentos foram aprimorados, e a geladeira se popularizou chegando às casas de todo o mundo.

E aí, ficou surpreso com as curiosidades sobre a cerveja? Aproveite para comemorar o Dia Internacional da Cerveja degustando uma boa gelada. Confira as ofertas de bares do Peixe Urbano e divirta-se.