5 dicas de viagem para curtir a Serra Gaúcha

Serra Gaúcha

Quem gosta de frio e climinha europeu não pode deixar de conhecer a Serra Gaúcha, no Sul do Brasil. A região se destaca pelas rotas de vinhos e cervejas, além de suas belezas naturais. Entre os destinos mais visitados estão Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Gramado e Canela. As cidades oferecem um roteiro gastronômico variado, reunindo culinárias de diversos países. Ainda não visitou a Serra Gaúcha? Confira as dicas que nós do Peixe Urbano selecionamos para você:

Gramado

Um dos principais destinos no inverno, Gramado tem clima de cidade europeia, com muita influência alemã e lugares que lembram a Suíça e a Itália. A região, que anualmente é sede do Festival de Cinema, também se destaca pelos restaurantes e parques. Um dos mais conhecidos é o Snowland. Com mais de 16 mil m², o local tem diversão garantida para quem quer brincar adoidado na neve.

Canela

Destino que faz dobradinha com Gramado, Canela mistura o clima típico de montanha com  arquitetura europeia e atividades para todos os gostos. As duas cidades são os principais destinos da Serra Gaúcha. Porém, Canela se destaca devido às preservadas paisagens naturais: cachoeiras, cânions e reservas ambientais. O lugar é ideal para amantes de ecoturismo.

Bento Gonçalves

Localizada na região nordeste do Rio Grande do Sul, o município de Bento Gonçalves é um importante polo industrial da Serra Gaúcha e um dos principais destinos de enoturismo do mundo. Não deixe de conhecer as cantinas históricas e vinícolas, como o famoso Vale dos Vinhedos. O Roteiro Caminhos de Pedra, com suas casas antigas e restaurantes, também dão bastante charme à região.

Nova Petrópolis

Com suas ruas e praças floridas, Nova Petrópolis é conhecida como o Jardim da Serra Gaúcha. A cidade tranquila, que tem excelentes opções gastronômicas da culinária alemã, fica a cerca de 35 km de distância de Gramado, pela RS-235. A região também faz parte da Rota Romântica, que percorre aproximadamente 184 km de São Leopoldo até São Francisco de Paula.  

Caxias do Sul

Marcada pela imigração italiana, a região é a segunda maior cidade gaúcha, ficando atrás de Porto Alegre. Caxias do Sul é conhecida como a terra do vinho e, a cada dois anos, é palco da Festa da Uva, uma das mais populares do país. Além de vinícolas, tem atrações que vão de museus e igrejas a casas históricas e cantinas.

Diz aí, deu muita vontade de conhecer a Serra Gaúcha, não é mesmo? Então aproveite as ofertas de viagens do Peixe Urbano.