6 dicas para organizar a casa no feriado

dicas para organizar a casa no feriado

Basta um feriado chegar para a nossa cabeça se encher de planos: viagem, passeio em família, maratona de série, reposição de sono, programas culturais… e arrumação. Sim, essa é uma ótima oportunidade para organizar a casa e riscar itens da sua lista de pendências!

Se você é do time que adora organização, vamos te ajudar a planejar o mutirão do feriado. Só não se esqueça de equilibrar essas atividades com descanso e lazer – numa casinha arrumada, que é muito mais gostoso!

1. Faça listas

Não tem erro: pessoas viciadas em organização adoram listas. Comece o feriado listando todas as pendências, classificadas em categorias, com canetas coloridas e o que mais trouxer satisfação. Lista de compras, consertos em casa, afazeres na rua, filmes para assistir. Imagine ver todos os itens riscados no fim do feriado!

2. Arrume o armário

Pelo menos uma vez por ano precisamos enfrentar o armário. O passo a passo você já conhece: tire todas as roupas, separando algumas para doação; esvazie as gavetas, jogando fora o que você não precisa; limpe as prateleiras; teste novas arrumações que facilitem o manuseio das roupas e acessórios, sem perder nada de vista.

3. Compre organizadores

Seus papéis merecem pastas com divisórias; seus sapatos merecem uma sapateira com repartições; suas roupas íntimas merecem organizadores para gaveta; seus lenços merecem um cabide organizador; suas bijuterias merecem uma necessaire com divisórias. Pense no que você precisa arrumar e encontre uma solução com “organizador” no nome.

4. Enfrente o cômodo da bagunça

Mais temido que o armário, o cômodo da bagunça é inevitável e acontece nas melhores famílias. Aproveite o feriado para se aventurar nesse cantinho da vergonha: jogue fora o que está só acumulando poeira e organize o que pode ter uso mais para frente. Você pode conseguir espaço para transformar o cômodo em escritório, por exemplo.

5. Reparos em casa

A pia está vazando, a lâmpada queimou, o controle remoto está sem pilha, a roupa descosturou. O Feng Shui diz que objetos quebrados bloqueiam energias positivas, então aproveite o feriado fazer todos os reparos pendentes na casa. Coloque nessa lista aqueles quadros que você ainda não pendurou.

6. Tire um projeto do papel

Uma última sugestão é separar um momento do feriado para se dedicar a um projeto pessoal: pode ser uma ideia de decoração que você viu na TV, um projeto de artesanato, reciclagem ou qualquer ideia que esteja na gaveta!


A meta é chegar no domingo à noite com aquele gostinho de que o feriado foi produtivo.

Para ajudar nessa missão de organizar a casa, o Peixe Urbano tem uma variedade de organizadores para as mais diversas funções!