6 dicas para turistas curtirem a próxima viagem sem estresse

Dia do Turista

Programar é tão gostoso quanto curtir a viagem, não é mesmo? É uma delícia! E melhor ainda é quando tudo sai perfeitamente como planejado. Pesquisar preços, escolher os pacotes, o local de hospedagem, etc. Tudo isso deve ser checado com muita atenção antes de colocar o pé na estrada, para não ter problemas com a documentação, com o contrato dos serviços, entre outras questões que podem dar muita dor de cabeça depois. Para celebrar o Dia do Turista, comemorado em 13 de junho, nós do Peixe Urbano selecionamos algumas dicas para você aproveitar o destino escolhido estresse. Confira:

1 – Pacotes

Muitas pessoas preferem optar por pacotes completos de viagem, com passeios, passagens e hospedagens inclusos, mas, no fim das contas, acabam ficando presas ao que foi estabelecido pelas agências. É o caso das excursões, por exemplo, que têm horários e roteiros fixos e funcionam melhor para grupos grandes. Se você não quer se prender, pode optar por pacotes personalizados, que dão mais liberdade na programação. Outro ponto importante é conferir e comparar os preços, assim como as taxas de juros, em caso de parcelamento da oferta. Fique atento para curtir sem aborrecimento e ter um ótima experiência.

2 – Passagens  

Outro cuidado que se deve ter na hora de programar a viagem é com as passagens. Ao emitir o bilhete, tanto o aéreo quanto o de ônibus, observe se todas as informações estão corretas. Confira, por exemplo, a data, a hora, a validade, o local de embarque e o número de voo. Verifique também a reserva do lugar e confirme o embarque e os horários de apresentação para o check-in.  

3 – Bagagens

Identificar as bagagens com endereço de origem e de destino, além de telefone, é imprescindível numa viagem. Vale tanto para a ida de avião quanto para a de ônibus. Isso porque facilita a localização e, em caso de extravio, você tem mais chances de recuperar seus pertences. Documentos, presentes e objetos de valor, como joias, por exemplo, devem sempre ser transportadas na bagagem de mão. Verifique também, com antecedência, o limite de peso ou volume determinado pela companhia para não se assustar com a cobrança de eventuais excessos de bagagem, ok?!

4 – Hospedagem

Após uma longa viagem, você não quer chegar e descobrir que está hospedado numa espelunca, certo? Melhor nem pensar nisso. Hotel, pousada ou pensão? Seja qual for a sua escolha, é muito importante fazer uma pesquisa de referências sobre a infraestrutura, acomodação e serviços oferecidos da hospedagem. Fale com quem já teve alguma experiência por lá. Procure  site ou as redes sociais do estabelecimento para saber o que as pessoas falam sobre ele. Depois de definir o local, peça o envio da confirmação da reserva por e-mail ou por fax. E, claro, confira a data e horários de início e término da diária e se há refeições inclusas no pacote.

5 – Compras e reservas online

Antes de comprar pacotes ou fazer qualquer reserva online, é necessário ter alguns cuidados básicos. Há inúmeros sites que oferecem esses tipos de serviços e, por isso, é preciso saber quais são os sérios e os que podem gerar estresse. Para fugir de enrascadas com a sua viagem e evitar golpes, utilize o computador de um local seguro e que tenha antivírus para proteger seus dados pessoais, como cartão de crédito e senhas. Evite fazer compras ou reservas de lan houses ou cyber cafés, por exemplo. Lembre-se que, quando o assunto é segurança virtual, todo cuidado é pouco.

6 – Seguro viagem

O seguro é essencial para qualquer viagem. Mas, para muitos turistas, está longe de entrar na lista de prioridades. Se você é um desses que não se ligam nisso, pense bem para não ter preocupações depois. Ele auxilia nas emergência médicas e em imprevistos como extravio de bagagens, cancelamento de voo, entre outras questões. Então, para não ter problemas, confira se o seu pacote turístico ou sua passagem aérea inclui o seguro viagem. Caso não, é possível contratar por meio de agências ou de uma corretora de sua confiança.  Agora, se você já tiver um seguro vida, verifique junto à seguradora se há cobertura para eventuais imprevistos durante viagens.

E aí, ficou com vontade de viajar? Então aproveite o Dia do Turista para conferir as ofertas  do Peixe Urbano e caia na estrada.