Tirar 32 fotos e apagar 31.
Treinar caras e bocas na frente do espelho.
Caprichar na maquiagem e se enquadrar na foto para não aparecer o pijama.
Se você se identifica com essas situações, provavelmente já é iniciado na arte da selfie e tem todos os bizus.
Mas se você está longe de tirar uma selfie à la Kardashian e sofre com isso, confira algumas dicas antes de desistir. A prática precede o smartphone com câmera frontal, ou seja, é uma tradição que deve ser perpetuada.
1. Escolha o melhor ângulo para selfie
O “lado bom do rosto” nada mais é que o seu lado mais fotogênico (não quer dizer que o outro lado seja feio). Teste diferentes ângulos com a câmera para descobrir qual posição destaca as características que você mais gosta. Inclinar o rosto ligeiramente para baixo e virar um pouco de lado pode funcionar bem para selfies.
2. Explore a luz natural
Na hora da foto, a luz é sua melhor amiga. Prefira luz natural, se posicionando próximo a janelas durante o dia, por exemplo. Evite flash e observe o efeito de sombras, que podem te ajudar ou atrapalhar. Falamos em outro texto sobre a hora dourada, depois do pôr do sol, que também deixa a sua selfie perfeita!
3. Good hair day
Assim com o “lado bom do rosto”, o “good hair day” (dia com cabelo bom) é outro conceito da sabedoria popular com aplicações reais no dia a dia. Com certeza você já acordou com uma cabeleira maravilhosa justo quando ia ficar em casa, sem encontrar ninguém. Aproveite esses dias de cabelo bom para renovar o banco de selfies!
4. A selfie perfeita exige treino
A arte de tirar selfie envolve esforço e dedicação. E braço. Tire quantas fotos precisar até chegar a um resultado satisfatório. A selfie é um ótimo exercício para valorizar sua beleza e aprender a gostar mais de si. Com o tempo, você descobre a composição ideal (luz, posição da câmera, ângulo) e as fotos já saem com mais facilidade!
5. Sem vergonha na cara
Inspire-se nas suas divas e bote o carão para jogo. Treine seus olhares mais sedutores na frente do espelho, pisque de um lado e de outro, faça caras e bocas mesmo sentindo o ridículo da situação. É um momento seu, ninguém está vendo, e vai dar mais segurança na hora da foto.
6. Escolha um fundo adequado
O plano de fundo é um detalhe na selfie, mas nem por isso merece menos atenção. Você pode escolher uma parede colorida ou um fundo neutro para compor a sua foto. Garanta que nenhum objeto ou ação no fundo “roube a cena” (sério, você pode virar um meme).
7. Busque referências
Riso espontâneo, “acabei de acordar”, olhar perdido, cara de tédio, selfie no espelho, no elevador… A selfie vai muito além da “duck face”, a clássica foto com biquinho. Vale buscar referências e inspirações nas redes sociais para diversificar o carão na foto.
Agora que você já sabe os truques para a selfie perfeita, prepare o smartphone e manda ver. E, clara, se quiser imprimir as fotos, confira as ofertas do Peixe Urbano!