8 ações para um mundo melhor

boa ação mundo melhor

Tem horas que o mundo parece de cabeça para baixo e recorremos ao protesto da pequena Mafalda, personagem do cartunista argentino Quino, com sua frase célebre: “Parem o mundo que eu quero descer!”

mafalda

Se por um lado os noticiários parecem desanimadores, por outro, é hora de reconhecer o nosso papel e refletir sobre iniciativas individuais com um potencial transformador. Uma simples mudança de hábito pode inspirar outras pessoas. Confira as dicas que nós do Peixe Urbano listamos para você  iniciar uma corrente positiva. Todo mundo adora compartilhar boas histórias: viralize uma ação do bem!

1. Doe roupas e brinquedos

Faça disso uma prática recorrente, desfazendo-se de tudo o que você não usa mais: roupas, brinquedos e outros utensílios. Não precisa esperar a arrumação do quarto no final do ano. O que está há meses parado na sua casa pode ser de grande utilidade para outra pessoa.

2. Controle o consumo de água e eletricidade em casa

Desligue a torneira enquanto escova os dentes, reduza o tempo do banho, use a máquina de lavar roupa em sua capacidade máxima e economize água da mangueira ao lavar o carro ou o quintal. Para economizar energia elétrica, aproveite o máximo da luz natural e não deixe luzes acesas e televisão ligada quando não estiver no cômodo. Não seque roupas e sapatos atrás da geladeira e procure eletrodomésticos com menor índice de consumo. Essas são apenas algumas dicas facilmente aplicáveis no dia a dia.

3. Produza menos lixo e recicle

Substitua sacolas plásticas no mercado pela ecobag. Em alguns mercados e vendas, é possível comprar produtos a granel e levar seus próprios recipientes. Procure saber como funciona a coleta de lixo reciclado na sua rua. E se você for mais hardcore, pesquise sobre compostagem para descarte do lixo orgânico e produção caseira de produtos de limpeza, cosméticos, entre outros itens.

4. Desloque-se de bicicleta ou transporte coletivo

Já falamos sobre os benefícios de usar a bicicleta para se deslocar, no lugar do carro. Com isso, você diminui a emissão de gases poluentes no ar, além de melhorar sua saúde. Outra recomendação é o uso de transporte coletivo, como ônibus e metrô. Se mais pessoas optarem por ele, é possível reduzir o trânsito. E falando nele…

5. Respeite as leis de trânsito

Faça a sua parte no trânsito, garantindo sua segurança e de todos ao seu redor. Isso vale também para boas práticas como dar a passagem, não buzinar sem necessidade e evitar manobras irregulares (a famosa “bandalha”). Cultivar a boa educação e contribuir para menos estresse no trânsito também é uma boa ação.

6. Conheça ONGs e instituições beneficentes na sua cidade

Pesquise as organizações que atuam em causas sociais e/ou ambientais na sua cidade e procure se envolver de alguma forma: contribuição financeira, doação de alimentos e outros bens, trabalho voluntário, entre outras ações. Conheça o Peixe Social, projeto do Peixe Urbano em parceria com ONGs para arrecadar doações dos nossos usuários, por meio da plataforma.

7. Seja doador de sangue

Se você estiver em boas condições de saúde e atender aos requisitos, seja um doador de sangue regular e divulgue essa causa. Pesquise também sobre doação de medula óssea e ajude a salvar vidas!

8. Acompanhe o trabalho dos políticos em quem você votou

Não encerre sua participação política no dia da eleição. Acompanhe o trabalho dos políticos que você elegeu, principalmente aqueles de cargo legislativo, que tomam decisões importantes para a população. Procure saber sobre os projetos propostos por cada um e seu envolvimento com causas sociais e ambientais.

Viu só como viralizar uma ação do bem faz bem?