Aprendendo a dirigir: o que você precisa saber antes de tirar a primeira habilitação

primeira habilitação

Se você está pensando em se inscrever na autoescola para tirar a primeira habilitação, algumas dicas podem ser úteis. A primeira de todas: não perca tempo! Nos últimos anos, o processo para tirar a CNH se tornou mais complexo e mais longo, com inclusão de novas exigências e etapas.

Tire suas dúvidas e risque essa pendência da sua lista!

Quem pode tirar a primeira habilitação?

Pessoas maiores de 18 anos, com documento de identidade e CPF, que sabem ler e escrever. Não existe idade máxima, ou seja, se você deixou para depois, não adianta usar a desculpa de que passou da idade. O que conta para tirar a habilitação é a boa condição física.

Como é o processo?

Para tirar a primeira habilitação, é obrigatório fazer o Curso de Formação de Condutor (CFC) em uma autoescola – mesmo se você aprendeu a trocar de marcha aos 13 anos, não pode fugir das aulas teóricas e práticas, hein?

Confira o passo a passo para tirar carteira de motorista do tipo B (carro) ou A (moto):

  • Cadastro biométrico no Detran de sua cidade, para registrar suas impressões digitais – e garantir que ninguém vai cumprir a carga horária no seu lugar!
  • Exames médico e psicológico em clínica autorizada pelo Detran.
  • Curso teórico, onde você aprenderá legislação de trânsito, direção defensiva e noções de primeiros socorros. A carga horária mínima é de 45 horas/aula.
  • Exame de legislação de trânsito (prova teórica) no Detran.
  • Curso prático, onde você finalmente vai pegar na direção. A carga horária é de 25 horas/aula feitas em autoescola credenciada pelo Detran, sendo que 4 devem ser feitas à noite. Se sentir necessidade, você poderá fazer mais aulas práticas até se sentir confiante para dirigir.
  • Exame de direção realizado do Detran. Se aprovado, você receberá uma carteira de motorista temporária com validade de 1 ano. Durante esse período, você não pode cometer infrações graves ou gravíssimas, sob risco de perder a habilitação. Depois desse primeiro ano, você recebe a carteira definitiva e começam a valer as regras nacionais.

Quanto tempo leva para tirar a primeira habilitação?

Depende do tempo que você terá para se dedicar ao curso, assim como a disponibilidade da autoescola para agendar as aulas práticas. É possível concluir o processo em 3 meses, segundo o Detran. O prazo limite é de 12 meses, após os quais você terá que pagar todas as taxas novamente e reiniciar o processo.

Bate na madeira, mas lembre-se de que existe a possibilidade de reprovação no exame, que tornará mais longo o seu processo. Por isso, evite esticar o curso desnecessariamente, para ter folga e tranquilidade ao marcar os exames!

Como escolher uma autoescola?

Considere a facilidade de acesso ao local, a qualidade do serviço e o valor cobrado. Uma dica é procurar recomendações para garantir um bom custo-benefício.

Vale se informar sobre a quantidade de carros e instrutores, para que você não tenha problemas ao agendar as aulas práticas. Confira o horário das aulas teóricas e práticas para ter certeza de que se encaixam em sua rotina.

E, claro, consulte os pacotes de autoescola com desconto no Peixe Urbano para encontrar boas oportunidades.

E o medo de dirigir?

Direção é prática, com o tempo você vai ganhando confiança e maior sagacidade no trânsito. Evite demorar muito tempo entre as aulas práticas e o exame, para não “destreinar”.

No início, pode ser necessário dirigir com alguém ao seu lado, desde que essa pessoa não seja o fator de ansiedade (pais e mães que acompanham jovens motoristas, muita calma e paciência nessa hora!).

Você já está pronto para pegar na direção. Vá em frente e conquiste o sonho da carteira de motorista própria!