4 atividades físicas para praticar na rua

atividades físicas na rua

Poderia ser mais um texto motivacional sobre sair do sofá e entrar em forma, mas vamos fazer disso um manifesto para incentivar a utilização do espaço público em prol da saúde e bem-estar. Afinal, a cidade também é sua e pode ser usada a seu favor.

A academia pode ser uma solução prática contra o sedentarismo, mas nem sempre é a opção que cabe no seu bolso ou no seu estilo de vida. Apesar de parecer o complemento ideal ao mantra “começo a dieta na segunda”, não raro ela se torna apenas uma linha no seu extrato bancário.

Nesse caso, as atividades ao ar livre podem ser uma alternativa e oferecem algumas vantagens.

Benefícios de praticar atividades físicas na rua

  • Você pode praticar exercícios sem pagar mensalidade, como corrida e pedalada.
  • As atividades físicas se encaixam na sua rotina com mais facilidade, sem depender do horário das aulas.
  • O ambiente pode ser mais agradável, com ar puro e vista privilegiada.
  • Para a cidade, também há vantagens em ser ocupada: as autoridades prestam maior atenção aos espaços frequentados, aumentando a segurança e melhorando a infraestrutura.

Confira a seguir algumas modalidades de atividades físicas para praticar na rua e seus benefícios.

Caminhada

A caminhada é uma atividade leve, que não exige habilidades especiais e pode ser feita em praticamente qualquer lugar. Melhora o condicionamento físico e traz benefícios para o coração (pois melhora a circulação) e a mente (sensação de bem-estar e produção de endorfina, que afasta a depressão), além de fortalecer os ossos.

Corrida

Ao correr, o praticante deve ter atenção com a postura e respiração, a fim de atingir o melhor desempenho sem prejudicar as articulações. O ideal é utilizar tênis com amortecimento, para diminuir o impacto. No início, é importante intercalar períodos de caminhada e corrida, até melhorar o condicionamento físico. A atividade acelera o metabolismo e tonifica pernas, glúteos, abdômen e costas.

Bicicleta

Além de ser um meio de transporte ecofriendly, a bicicleta traz benefícios para o corpo ao trabalhar a musculatura das pernas e estimular a circulação sanguínea. Os treinos devem ser adaptados ao condicionamento físico do praticante, com evolução gradual de velocidade e grau de inclinação do terreno. Ciclistas menos experientes devem optar por parques e ciclovias.

Patins

A atividade remonta aos tempos de infância, mas também é mania entre os adultos. Assim como a corrida, exige atenção à postura, mas também ao equilíbrio. Andar de patins é mais cansativo do que parece e requer muita coordenação. O exercício trabalha glúteos, coxas e panturrilhas, além de reduzir o estresse.


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