Colaboradores do Peixe Urbano compartilham experiências e benefícios do esporte para o trabalho

Disciplina, foco, bem-estar, superação… podemos elencar inúmeros benefícios que o esporte traz para o dia a dia, que vão além de manter a boa forma. Por causa da rotina atarefada (trabalho, estudo, filhos, etc.) cerca de 62% da população brasileira é sedentária, segundo a última pesquisa divulgada pelo IBGE. A prática de esportes, no entanto, é considerada a melhor maneira de manter um estilo de vida saudável, incluindo um melhor rendimento na vida profissional.

Para servir de inspiração, conversarmos com alguns colaboradores do Peixe Urbano, que compartilharam as experiências esportivas que os ajudam no alívio da tensão e do estresse. Confira!

Carla Poiani, da área comercial e que atua em Goiânia, diz que fazer atividades físicas é uma maneira de se conectar com a natureza e com as pessoas. Praticante de mountain bike, ela adora pedalar e se aventurar com as manobras da modalidade. Ou seja, quanto mais adrenalina, melhor! 

“Por aqui temos uma serra pequena, mas que é um playground e tanto. Na pedalada fazemos muitos amigos e, no fim do percurso, sempre buscamos uma cachoeira para tomar um banho refrescante e agradecer pela vida”, afirmou a colaboradora acrescentando os benefícios da atividade para o trabalho: “O esporte não deixa espaço vazio no coração, ele carrega as minhas energias, melhora o meu foco e ainda estimula a autossuperação”.

Carla em uma de suas aventuras no mountain bike  | Arquivo pessoal

Outro adepto do mountain bike é o venezuelano Camilo Valero, que trabalha há 11 meses no Call Center da empresa. Para ele, o esporte proporciona um bem-estar indescritível no dia a dia, principalmente no trabalho, já que além de foco e concentração, a atividade proporciona outras sensações. 

“O esporte me ajuda a ficar mais ativo, com mais energia, sem dores no corpo e me deixa bem mais alegre. Além disso, a sensação de chegar ao destino é muito confortante, tanto pela motivação, pelo esforço quanto pela superação. É difícil descrever. Andar de bicicleta faz parte da minha vida. Temos que ficar sempre em movimento, podemos encontrar muitos obstáculos, às vezes, mas todos podem ser superados”.

Camilo em uma de suas pedaladas  | Arquivo pessoal

Leandro Carvalho, que é key account de Marketplace, participou da Meia Maratona do Rio de Janeiro em 2007 e 2009. Ele lembra como o esporte em geral é importante para o crescimento no dia a dia, tanto pessoal quanto profissional.

“Não participo mais de competições. Hoje corro só para relaxar, sem muito foco em performance. Mas faço natação três vezes por semana, pela manhã, para recarregar as energias e começar bem o dia de trabalho”, afirmou.

Leandro recarregando as energias antes do trabalho | Arquivo pessoal

A gerente de Vendas Gabriela Mendes se dedica à capoeira, paixão que carregava desde criança. O primeiro contato com a modalidade, no entanto, aconteceu mais tarde, já na idade adulta, quando ela efetivamente começou a praticar o esporte, há cerca de 6 anos. Hoje, além se jogar nas rodas de capoeira para recarregar as energias e manter uma competitividade saudável no trabalho, Gabriela ajuda a transformar outras vidas. 

“Faço parte de um grupo que se chama Capoeira da Paz, com foco em apresentações públicas e palestras para divulgar a Cultura da Paz sem Fronteiras.”

Gabriela durante expedição realizada pelo grupo Capoeira da Paz na Amazônia

Quando se trata de esporte de alto impacto ou de alto rendimento, o assunto é com a Marina Fagundes, analista da área de Marketing. Ela já participou de torneios de futebol e, atualmente, compete em corridas de rua e até em campeonatos de crossfit.

“Sempre fui envolvida com esportes, mas quando o meu filho nasceu, dei uma parada. Só voltei quando comecei a trabalhar no Peixe Urbano, há pouco mais de 2 anos. Hoje, o esporte faz parte da minha rotina, pois é o momento em que tiro para cuidar de mim, da minha saúde, para desestressar e jogar tudo de ruim para fora. Me ajuda muito a ter disposição no trabalho e, consequentemente, concentração. Ajuda em tudo. É minha válvula de escape”, ressaltou Marina. 

Além de competir em corridas de rua, Marina participa de campeonatos de crossfit

Sabemos que é muito difícil mudar os hábitos e manter uma rotina de atividades físicas, mas, como vimos nos exemplos dos nossos colaboradores, não é impossível, certo? Então, partiu deixar a preguiça de lado e se inspirar nos atletas do Peixe Urbano para cuidar do corpo e da mente?! Vem com a gente!