Como dormir bem e melhorar a qualidade do seu sono

A falta de sono é o terror de muita gente, principalmente quando é preciso levantar cedo no dia seguinte. A dificuldade para dormir diminui a capacidade de concentração, provoca alterações de humor, altera o apetite e traz problemas de saúde como estresse, ansiedade e o desenvolvimento de falhas da memória.

Além disso, a insônia está relacionada ao ganho de peso, às doenças cardíacas e a um maior risco de acidente vascular cerebral. São inúmeros os problemas causados devido às noites mal dormidas. Por isso, selecionamos algumas dicas muito úteis que podem ajudar você a relaxar o corpo, a mente e, consequentemente, conseguir dormir melhor. Confira!

Exercícios físicos

Uma das principais dicas para melhorar a qualidade do sono é praticar exercícios físicos regularmente. Além de aumentar o fluxo sanguíneo, se exercitar ativa o metabolismo, ajuda na produção de hormônios necessários para o organismo e promove relaxamento do corpo.

Alimentação

Uma noite bem dormida também está ligada ao que você come. Com isso, é fundamental ingerir alimentos ricos em triptofano (aminoácido que ajuda a produzir a serotonina, importante nos processos bioquímicos do sono e do humor). Entre eles estão peixe, ovo, leite, nozes, aveia e arroz integral. Já café, coca-cola e chocolate, por exemplo, são estimulantes e devem ser evitados à noite, pois podem contribuir para a insônia. Ficar muito tempo em jejum também deve ser evitado. Então nada de dietas exageradas. ;)

Travesseiros e colchões

Esses itens são tão importantes quanto os exercícios físicos e cuidados com a alimentação. O ideal é escolher um colchão ortopédico confortável, mas que tenha maior resistência, densidade e que não deixe você com dores no corpo ao acordar. Quanto ao travesseiro, é preciso analisar a maneira de dormir. Se é de barriga para cima, opte por um mais baixo. Agora, se for de lado, prefira os mais altos. Assim, a sua cabeça ficará alinhada em relação à coluna.

Massagem relaxante

Para melhorar suas noites de sono, não tem nada melhor que uma massagem relaxante. Como o nome já diz, o procedimento é simplesmente para relaxar, já que reduz a tensão muscular e a irritabilidade. Temos várias sugestões de lugares para você fazer o procedimento. A dica é optar por as sessões no fim da tarde ou pós-trabalho para você ficar mais leve e de bem com o sono. Não é perfeito?

Meditação

A meditação é uma ótima aliada na hora de cair no sono, pois proporciona relaxamento. Entre outros benefícios para a saúde, ela diminui o estresse, melhora a cognição e a função imunológica e reduz a probabilidade de sintomas relacionados à depressão. Motivos não faltam para essa prática.

Banho quentinho

Além de relaxar os músculos, o banho quente ajuda a mudar a sua temperatura e baixa a tensão corporal. Lembre-se disso na hora de dormir e potencialize suas sagradas horinhas de sono.

Vá ao médico

Se mesmo depois de adotar esses procedimentos, você ainda continuar com dificuldades para dormir, não perca tempo e procure um médico. Um especialista vai investigar a causa do problema e ajudar você a resolvê-lo da melhor maneira.  

E aí, gostou das dicas para melhorar a qualidade do seu sono? Então aproveite e confira as ofertas do Peixe Urbano para relaxar e dormir melhor.

A falta de sono é o terror de muita gente, principalmente quando é preciso levantar cedo no dia seguinte. A dificuldade para dormir diminui a capacidade de concentração, provoca alterações de humor, altera o apetite e traz problemas de saúde como estresse, ansiedade e o desenvolvimento de falhas da memória.

Além disso, a insônia está relacionada ao ganho de peso, às doenças cardíacas e a um maior risco de acidente vascular cerebral. São inúmeros os problemas causados devido às noites mal dormidas. Por isso, selecionamos algumas dicas muito úteis que podem ajudar você a relaxar o corpo, a mente e, consequentemente, conseguir dormir melhor. Confira!

Exercícios físicos

Uma das principais dicas para melhorar a qualidade do sono é praticar exercícios físicos regularmente. Além de aumentar o fluxo sanguíneo, se exercitar ativa o metabolismo, ajuda na produção de hormônios necessários e promove relaxamento do organismo.

Alimentação

Uma noite bem dormida também está ligada ao que você come. Com isso, é fundamental ingerir alimentos mais saudáveis e não muito calóricos no período noturno. Outra questão que pode levar à insônia, por exemplo, é ficar muito tempo em jejum. Então nada de dietas exageradas. ;)

Colchão ideal  

Um bom colchão é tão importante quanto praticar exercícios físicos e cuidar da alimentação. Isso porque, ao deitar, a nossa coluna deve ficar alinhada. Há vários modelos ortopédicos, com maior resistência e densidade. O ideal é escolher um que seja confortável e que não deixe você com dores no corpo ao acordar. E quando começar a sentir desconfortos novamente, talvez seja a hora de trocá- lo. Fique de olho!

Massagem relaxante

Para melhorar suas noites de sono, não tem nada melhor que uma massagem relaxante. Como o nome já diz, o procedimento é simplesmente para relaxar, já que reduz a tensão muscular e a irritabilidade. Temos várias sugestões de lugares para você fazer o procedimento. A dica é optar por as sessões no fim da tarde ou pós-trabalho para você ficar mais leve e de bem com o sono. Não é perfeito?

Meditação

A meditação é uma ótima aliada na hora de cair no sono, pois proporciona relaxamento. Entre outros benefícios para a saúde, ela diminui o estresse, melhora a cognição e a função imunológica e reduz a probabilidade de sintomas relacionados à depressão. Motivos não faltam para essa prática.

Banho quentinho

Além de relaxar os músculos, o banho quente ajuda a mudar a sua temperatura e baixa a tensão corporal. Lembre-se disso na hora de dormir e potencialize suas sagradas horinhas de sono.

Vá ao médico

Se mesmo depois de adotar esses procedimentos, você ainda continuar com dificuldades para dormir, não perca tempo e procure um médico. Um especialista vai investigar a causa do problema e ajudar você a resolvê-lo da melhor maneira.  

E aí, gostou das dicas para melhorar a qualidade do seu sono? Então aproveite e confira as ofertas do Peixe Urbano para relaxar e dormir melhor.