A diferença entre os tipos de perfumes existentes

Perfumes Peixe Urbano

Escolher um perfume é uma tarefa bem difícil. Isso porque ele tem que combinar com o clima, com a ocasião e, principalmente com você. Mais complicado ainda é selecionar uma fragrância para dar de presente a alguém especial, não é mesmo? Para não errar nesse quesito e ter uma experiência maravilhosa, é muito importante saber a diferença entre os tipos existentes. Então vamos lá.

Qual é a diferença entre perfume, colônia, deo colônia, etc? A resposta para essa pergunta, de acordo com a especialista em perfumes Renata Ashcar, está na concentração das matérias-primas utilizadas na concepção do produto.

— Na verdade, o termo “perfume” deveria ser adotado apenas para designar o extrato – o tipo de mistura que contém  a mais alta proporção de fragrância concentrada com o menor teor de álcool possível (os outros blends quase sempre levam um pouco de água na fórmula). A concentração da fragrância, assim, é o fator determinante nessa cheirosa nomenclatura — explicou a especialista.

Quer saber mais? Confira, a seguir, algumas dicas do Peixe Urbano sobre os tipos de perfume existentes e aprenda como escolher o seu próximo perfume:

Parfum (perfume / extrato)

O Parfum, por ter a maior quantidade de óleos essenciais – acima de 30% – é a classificação mais forte das concentrações. A aplicação, segundo a especialista em perfumes, deve ser feita em pequenas gotas para não exagerar, já que tem duração prolongada, podendo permanecer na pele por mais de 24 horas. A fragrância é indicada para ser usada à noite e em dias frios de inverno.

Eau de Parfum (água de perfume)

Para começar, Eau significa água e tem a pronúncia mais fácil de todas. Basta dizer “ô”, nada além disso. Mais comum nas prateleiras, Eau de Parfum é uma fragrância com a essência bastante concentrada. A quantidade de óleos aromáticos fica entre 15% e 25% e sua durabilidade é de oito a dez horas. A aplicação é feita com spray: borrifar duas ou três vezes. Também é mais indicado para locais de clima frio ou durante à noite.

Eau de Toilette (água de toalete) ou deo colônia (desodorante colônia)

A Eau de Toilette é um tipo de perfume mais suave e tem concentração mais leve de óleos essenciais – de 8% a 12%. A durabilidade fica entre seis e oito horas. A fragrância é ideal para o clima brasileiro e pode ser usada em momento e em todas as ocasiões.

Splash, águas, body mist

Podem ser aplicadas várias vezes ao dia, já que duram apenas de duas a quatro horas. A concentração é de 3% a 5% de fragrância. Adorado pelos brasileiros, ele é um perfume ótimo para ser usado nos dias mais quentes.

TERMOS CRIADOS PELAS MARCAS

Renata Ashcar acrescentou que existem novos termos criados pelas marcas para dar uma diferenciação mercadológica como Eau Fraiche ou Voile de Parfume.

—  Significam somente que são versões mais frescas e que poderiam ser classificados nas versões splash — disse.

Veja a seguir quais são os novos termos usados:

Eau de Cologne (água de colônia)

Bem mais fraco que o Eau de Toilette, o Eau de Cologne (água de colônia) tem concentração entre 2% a 5% do perfume. Esse tipo de fragrância é mais utilizado após o banho, já que dá uma sensação de frescor na pele, e também em perfumes para bebês.

Eau Fraiche  (água doce)

Com permanência na pele de duas a quatro horas, o Eau Fraiche tem concentração de 3% a 5% de óleos essenciais. A fragrância é indicada para o verão e também pode ser aplicada várias vezes ao dia.

Voile de Parfume (véu de perfume)

O Voile de Parfume também é um termo não reconhecido oficialmente pelos perfumistas, mas é utilizado por algumas marcas para classificar uma versão mais suave do Eau Fraiche. Sem álcool e com pouca fixação, o perfume geralmente é aplicado com spray.  

Agora que você já sabe a diferença entre as fragrâncias, aproveite para conferir as ofertas de perfumes do Peixe Urbano.