Chocolate: destinos para quem não resiste a essa doce tentação

Visitar fábricas, desvendar curiosidades e o melhor: provar os mais puros chocolates. Existe experiências mais gostosa que essa? A gente acha muito difícil, principalmente, na Páscoa. Isso porque, além de ser um dos símbolos da festa mais importante do Cristianismo, celebrando a Ressurreição de Jesus, esse doce a base de cacau é uma paixão mundial. Por isso, selecionamos algumas dicas de lugares para chocólatras de plantão apreciarem a iguaria em suas mais variadas formas. Bora, embarcar nessa delícia de viagem pelo Brasil?

Gramado

Em Gramado, por exemplo, você pode conhecer a primeira fábrica de chocolate caseiro do Brasil. Para abordar esse universo e levar um pouco de cultura a seus visitantes, a Prawer oferece uma visita ao mundo do chocolate por meio de curiosidades sobre o cacau, fabricação e consumo do produto. Não podemos deixar de citar o famoso Museu do Chocolate, que conta com mais de 200 esculturas feitas do doce. O ponto alto do passeio é poder sentir o aroma incrível, além de ver de perto a produção e, claro, partir para a tão esperada degustação.

Penedo

Também considerado um ótimo destino para os chocólatras, Penedo é literalmente uma delícia de lugar. Lá, você encontra várias lojinhas espalhadas pela cidade com todos os tipos de chocolates possíveis, incluindo os mini fondues – um sucesso à parte. Um dos principais pontos turísticos é o Joulupukin Suklaa – Chocolate do Papai Noel, que fica em frente à Pequena Finlândia. O local oferece trufas, bombons, entre outras delícias, e a maioria é vendida a quilo. Sem contar que todos os chocolates do estabelecimento são fabricados na Casa do Chocolate, que fica bem pertinho de lá. Hummm! O passeio vale muito a pena.

Nova Friburgo

Outro lugar ideal para quem está em busca de bons chocolates. O município da Região Serrana do Rio tem influência dos imigrantes suíços e conta com a produção de vários tipos de chocolates artesanais. Apesar de receber muita gente na Páscoa, a melhor temporada para conhecer a região é em agosto, quando é realizado o tradicional Festival do Chocolate. Fazendo jus ao nome, o evento conta com diversos produtores da região, que oferecem suas trufas, bombons, barrinhas, fondues, entre outras tentações.

Campos do Jordão

Localizado na Serra da Mantiqueira, Campos do Jordão também não fica para trás quando o assunto é chocolate. Com um clima ameno e uma arquitetura charmosa, a cidade paulistana é o cenário ideal para degustação de chocolate quente ou fondue, por exemplo. A fábrica Araucária é sucesso absoluto entre turistas e moradores. As iguarias são fabricadas de forma artesanal, valorizando ainda mais o sabor e a qualidade do produto. Na região é possível encontrar chocolates de todos os tipos e para todos os gostos e bolsos.

Caçapava

A apenas 109km de São Paulo, a cidade de Caçapava abriga  a sede da fábrica da Nestlé, que é aberta à visitação. Os tours são realizados de segunda a sexta feira, das 8h às 16h, e aos sábados, das 8h às 10h. Durante o passeio pelo local, o visitante pode conhecer o processo de fabricação do chocolate e ainda aproveitar para comprar as guloseimas.

E aí, já está com água na boca só de pensar num chocolatinho? Confira no site do Peixe Urbano as dicas de destinos para apreciar a guloseima e delicie-se!