Como era ser jovem nos anos 80

jovem nos anos 80

Que as tecnologias evoluem muuuuuito rápido a gente já está cansado de ouvir, mas e se for parar para pensar nas diferenças entre ser jovem hoje e ser jovem nos anos 80? Você pode até achar que não teve tanta mudança, mas para comemorar o dia do jovem fizemos um post cheinho de nostalgias que vão bater fundo na saudade – ou não hehehe.

Spot whaaat?

Só colocar o fone e sair por aí ouvindo uma infinidade de músicas no celular, né? Né não. Primeiro você tinha que comprar o vinil e daí correr até em casa para ouvir no toca-discos. Os mais descolados podiam levar seus mullets com gel New Wave e suas ombreiras para passear e ainda tirar onda com seu walkman. Eram 60 minutos – com uma pequena interrupção para virar a fita K7 – com o melhor mix, direto das rádios (REC + PLAY + PAUSE).  

Celulares

Falando em ouvir música no celular, ele não era usado na época nem para ligações – o primeiro a ser lançado no Brasil foi nos anos 90 (sim, chocante!). Se você tinha muita sorte / dinheiro / boas notas / carinha de santo, seus pais até liberavam o uso do telefone fixo para ligar para os amigos, mas se não quisesse levar bronca no fim do mês, nada de ficar horas e horas batendo papo.

A enquete do jovem dos anos 80

Ano passado o Facebook e o Instagram liberaram enquetes nas redes. A internet chegou ao Brasil só no final dos anos 80 e redes sociais sequer eram usadas. Mas o caderninho de perguntas você tinha, né? Para os mais jovens vamos traduzir (hehe): todos na turma tinham um caderninho cheeeio de perguntas. A primeira era sempre “Você jura falar a verdade?” e as respostas do crush eram as mais esperadas, claro.

Let me take a selfie

Só que não. 12, 24 ou 36 poses? As fotos eram tiradas em uma câmera analógica, e quando o filme não queimava, elas demoravam (muitos) dias para serem reveladas. Sem falar no dedo do fotógrafo que tapava metade da foto ou aquele parente craque em enquadramento, que insistia em cortar a cabeça das pessoas, né?

Fizemos uma lista de produtos que vão ajudar a resgatar um pouquinho dessa época. E você, do que mais sente saudade nos anos 80?