Conheça as modalidades do ciclismo

Além de ser uma opção de transporte, a bicicleta é uma excelente solução quando o assunto é saúde e bem-estar. Pedalar fortalece a musculatura, reduz o estresse, auxilia na saúde do coração, melhora a respiração e ajuda no equilíbrio. Então, se está à procura de um hobbie, por que não escolher o ciclismo? O esporte faz bem tanto para o corpo quanto para a mente e ainda tem um baixo impacto, o que é ideal para todas as idades. Por isso, decidimos explicar direitinho as modalidades existentes para você se animar ainda mais. Confira!

Ciclismo de pista

Geralmente praticado no velódromo, o ciclismo de pista é um dos mais legais de assistir, principalmente nos Jogos Olímpicos. As provas mais comuns são:

  • Perseguição (em que um atleta ou uma equipe de atletas precisa ficar a menos de um metro de distância da outra).
  • Contra o relógio (os atletas devem pedalar o mais rápido possível. Vence aquele que cumprir a distância em menor tempo).

Ciclismo de estrada

Considerada uma das modalidades mais tradicionais, o ciclismo de estrada conta basicamente com dois tipos de provas:

  • Resistência (195 km para homens, e 70 km, para mulheres. Ganha quem passar primeiro pela linha de chegada).
  • Contra o relógio (os ciclistas partem de dois em dois minutos e vence quem fizer o menor tempo).

Uma das competições mais conhecidas da modalidade  no mundo é o Tour de France ou a Volta da França, que acontece anualmente no mês de julho. Os atletas devem percorrer cerca de 3 mil quilômetros em suas bicicletas. As bikes são bastante leves e com pneus muito finos, o que facilita o desempenho do atleta.

Mountain bike

Conhecida como ciclismo de aventura, o mountain bike é disputado em locais abertos, com trilhas de terra bastante acidentadas e com muitas subidas e descidas. É um esporte ideal para quem quer adrenalina, emoção e fazer muitas manobras arriscadas. Entre os estilos da modalidade estão:

  • Cross country (terreno rural com obstáculos naturais);
  • Freeride (livre e sem compromissos);
  • Downhill (descer um percurso o mais rapidamente possível);
  • Trip Trail (maratona).

Nas competições, em geral, os atletas fazem a largada juntos, e vence aquele que cruzar primeiro a linha de chegada. Porém, a prova também pode ser feita por menor tempo de percurso. E como são inúmeros os obstáculos encontrados, as bicicletas devem ter suspensão resistente e pneus mais grossos, diferentemente das utilizadas para o ciclismo de estrada e de pista.

BMX (Bicicross)

Como envolve manobras espetaculares, o bicicross é uma das modalidades de ciclismo que exige muita habilidade por parte dos atletas. Para isso, é utilizada uma bicicleta com rodas de vinte polegadas de diâmetro, ou seja, de tamanho pequeno em relação às outras. Quanto às provas, são dois tipos:

  • BMX Racing: os competidores disputam uma corrida em uma pista circular com vários obstáculos, e o vencedor é aquele que concluir o percurso primeiro.
  • BMX Freestyle (manobras), que tem como objetivo fazer manobras radicais. O vencedor é aquele que conseguir as notas mais altas na avaliação dos juízes.

Ciclismo no triathlon

Não podemos esquecer que o esporte também é um componente fundamental do triathlon, que une natação, ciclismo e corrida.

Viu como não faltam motivos para praticar ciclismo? Confira os modelos de bicicletas disponíveis no Peixe Urbano e partiu pedalar?!

Leia também:

Bicicleta na rua: um carro a menos