Saiba como cuidar do seu gato e deixá-lo mais feliz

Carinhosos, espertos e brincalhões, os gatíneos estão na lista dos animais domésticos queridinhos de adultos e crianças. Vai dizer que você não fica um tempão vendo vídeos sobre os bichanos nas redes sociais? Então por que não adotar um peludinho desses para fazer companhia e alegrar o seu dia? No Japão, eles são considerados até amuleto: o Maneki Neko, também conhecido como Gato da Sorte, atrai prosperidade, saúde e felicidade.

Os felinos também têm um dia mundialmente dedicado a eles: 17 de fevereiro. A data foi criada em apoio a uma campanha contra maus-tratos a esses adoráveis animaizinhos, que também são celebrados em outras ocasiões: em 4 de junho (Dia de Abraçar Seu Gato); em 8 de agosto (Dia Internacional do Gato); em 29 de outubro (Dia Nacional do Gato – nos EUA) e em 17 de novembro (Dia Nacional do Gato Preto – também nos EUA).

Para os gateiros de plantão, a equipe do Peixe Urbano reuniu algumas dicas sobre como cuidar bem desses peludinhos maravilhosos.

Kit básico

A sugestão, para os marinheiros de primeira viagem, é providenciar comedouro, bebedouro, caixinha de areia higiênica e uma caminha bem quentinha. Oh! Esse último item pode ser a sua mesmo. Eles vão amar.

Saúde

Saber como está a saúde do animalzinho é fundamental. Então, a sugestão é sempre levá-lo ao veterinário para manter o calendário de vacinação em dia e fazer consultas regularmente.

Bolas de pelo

Os gatos adoram se lamber. Isso porque é a forma como eles tomam banho. E TODA hora eles tomam banho. Porém, durante esse processo de higiene muitos pelos são ingeridos e, frequentemente, acabam vomitando a famosa bola de pelo (lembra do Gato de Botas do filme Shrek? Pois é…). Então, o ideal é sempre escová-los para tirar aqueles que já estão soltos. Banhos também contribuem para isso, sem contar que, no calor, vão deixá-lo mais  fresquinhos. Mas cuidado com a frequência, e se achar que o miau vai estranhar (leia: encher você de arranhões!), procure um pet shop.

Brinquedos

Os bichanos amam brincar, seja entre eles, com você ou sozinho pela casa. E como eles precisam gastar muita energia, é recomendado manter brinquedos espalhados pelos cômodos. Principalmente se você não quiser ver seus chinelos com furinhos, cabos de carregador partidos ou tampas de caneta e colherinhas “desaparecidas”. Os arranhadores também não podem faltar, já que eles precisam desenvolver seus instintos, especialmente o de afiar as unhas.

Castração

É extremamente importante castrar seu gato, seja ele macho ou fêmea. A partir dos cinco meses já é possível realizar o procedimento. Então, mesmo se adotou um gatinho mais velho, leve-o ao veterinário para fazer a cirurgia e, assim evitar doenças infecciosas e a procriação indesejada e desordenada. Lembre-se que a castração melhora a qualidade e a expectativa de vida dos animais. Isso porque para machos não castrados, as disputas pela fêmea são mais frequentes, e elas ficam muito estressadas durante o cio. (Isso sem falar nas fugidinhas).

Viu como é fácil cuidar dos gatos? Então confira as dicas de brinquedos, produtos e serviços do Peixe Urbano para deixar seu bichano mais feliz.