Vai na Oktoberfest? Confira 10 recordes de cerveja para se inspirar!

recordes de cerveja

O calendário cervejeiro está movimentado: essa semana estreia a São Paulo Oktoberfest, que acontece de 29 de setembro a 8 de outubro na capital paulista, seguindo as tradições germânicas com música, cerveja e comidas típicas.

Em Blumenau, o evento chega à sua 34ª edição com o título de maior festa alemã no Brasil e a segunda maior do mundo, recebendo visitantes de todo o país de 4 a 22 de outubro.

Já em Munique, berço da tradição alemã, a 184ª edição da festa começou em 16 de setembro e vai até 3 de outubro.

Para homenagear (e inspirar) os cervejeiros, listamos 10 recordes de cerveja registrados no Guinness Book.

1. Maior quantidade de canecas de chopp carregadas por 40 metros

Oliver Struempfel entrou para o livro dos recordes ao carregar 25 canecas de uma vez, em 2014. Recentemente, ele quebrou o próprio recorde pela 4ª vez consecutiva, com 29 canecas (o Guinness Book está aguardando o envio de evidências para computar o novo recorde).

2. Maior quantidade de pints equilibrados na cabeça

John Evans equilibrou 235 pints na cabeça durante 13 segundos, em 2002. Não queremos saber o que aconteceu em seguida.

canecas de chopp na cabeça

3. Maior coleção de garrafas de cerveja

O americano Ron Werner é dono da maior coleção registrada, com 25.866 garrafas de cerveja acumuladas desde que ele tinha 14 anos. O recorde foi registrado em 2012, o que significa que a coleção deve estar maior.

coleção de garrafas de cerveja

4. Maior coleção de rótulos de cerveja

Esse recorde pertence ao alemão Hendrik Thomann, com 548.567 rótulos, registrado em 2012 (sendo 173.324 de cervejas alemãs e 375.243 do resto do mundo).

5. Cerveja mais forte já vendida

A cervejaria escocesa BrewDog criou a cerveja “The End of History” (O Fim da História), com 55% de teor alcoólico. As garrafas foram vendidas pelo singelo valor de 500 a 700 libras.

6. Maior festival virtual de cerveja

Se a passagem ou os ingressos estiverem caros, existe a opção de dar uma espiada no Brewfest, festival anual de cervejas celebrado virtualmente no videogame World of Warcraft. O evento acontece no mesmo período da Oktoberfest, com missões, recompensas e degustação virtual de cerveja para os jogadores.

brewfest world of warcraft

7. Maior consumo de cerveja per capita

O país que registrou maior venda de cerveja por habitante é a República Tcheca, com 144,8 litros por pessoa, em 2011. Diz a lenda que é possível encontrar cerveja mais barata que água por lá, o que justifica o recorde.

8. Maior quantidade de garrafas abertas com o dente em 1 minuto

O indiano Murali K.C abriu nada menos que 68 garrafas de cerveja com os dentes em 1 minuto.

garrafas de cerveja abertas com o dente

9. Maior quantidade de copos enchidos em 1 hora

O recorde é do alemão Achim Gratias em 2006, quando encheu 1.437 copos de cerveja no intervalo de 1 hora.

10. Maior copo de cerveja

Medindo 2,23m de altura, com 1,12m de diâmetro e capacidade para 2.082 litros de cerveja, o copo foi produzido no Reino Unido em 2014, pela cervejaria Stod Fold Brewing Company.

maior copo de cerveja


Vale destacar que o Guinness Book não registra recordes sobre consumo de bebida alcoólica desde 1991, para não incentivar a competição e o consumo exagerado de álcool.

Portanto, seja criativo ao buscar seu recorde no universo cervejeiro!