Confira 10 cortes de carne para pedir na churrascaria

cortes de carne

Na churrascaria, você é daqueles que conhecem todos os cortes de carne ou nunca sabe o que pedir?

Se for do segundo time, estamos aqui para ajudar. Listamos alguns tipos de cortes tradicionais e nobres, para você não ficar preso à picanha toda vez que for na churrascaria – por mais deliciosa que ela seja.

Picanha

Vamos começar com ela! O clássico corte brasileiro vem da parte superior da alcatra, muito saborosa e macia. A picanha é grelhada com uma camada de gordura, que mantém o sabor da carne. É o corte mais popular nas churrascarias, sempre uma ótima escolha. Mas se você quer variar…

picanha

Alcatra

Ideal para assar, grelhar ou preparar deliciosos bifes, a alcatra fica na parte traseira do boi, entre a coxa e o lombo. Dela são retirados outros cortes de carne como picanha, baby beef, maminha, bombom de alcatra, entre outros.

Maminha

Corte com sabor mais suave, retirado da parte mais macia da alcatra. O ideal é pedir a maminha entre mal passada e ao ponto, para não alterar o sabor.

Baby beef

No Brasil, o baby beef é um corte nobre retirado do miolo da alcatra (ou coração da alcatra). A peça é pequena, com carne extremamente macia, suculenta e sem gordura. É diferente do baby beef norte-americano, retirado do lombo de vacas mais jovens.

baby beef

Filé mignon

É o corte mais macio da carne bovina, retirado da parte superior traseira do boi. A carne está entre as mais magras, ideal para fazer deliciosos bifes sem gordura.

filé mignon

Contrafilé

Carne macia e suculenta retirada do lombo, com uma camada de gordura lateral. O corte também está entre os favoritos dos brasileiros e costuma ser servido mal passado. Do contrafilé são retirados outros cortes mais nobres, como bife ancho e bife de chorizo.

Fraldinha

Carne magra, leve e macia, opção para quem vai à churrascaria de dieta. O corte é muito saboroso, retirado do fraldão, próximo à costela do boi.

fraldinha

Cupim

Carne com fibras entremeadas de gordura, que confere maciez ao corte. Localizada na parte de trás do pescoço do boi, a peça é cozida lentamente, apresentando um sabor bem característico.

Cupim

Bisteca

Também chamada de chuleta ou T-bone, a bisteca é um corte nobre retirado do contrafilé bovino, em seções transversais com músculo e osso. Com a capa de gordura, a carne se mantém macia e suculenta. Igualmente saborosa é a bisteca de porco, também conhecida como carré.

Resultado de imagem para bisteca peixe urbanoBisteca suína

Lombo de porco

É um dos mais populares entre os cortes de carne de porco. O corte magro de alta qualidade é suculento e macio, tradicionalmente cozido em um espeto. Equivale ao contrafilé bovino.

Qual desses cortes de carne você vai pedir?

Agora que você já conhece os tipos de corte, confira as churrascarias com desconto no Peixe Urbano!

Aproveite para conhecer mais cortes nobres e ver as dicas de como se comportar no rodízio de carnes.