8 cortes de carnes nobres para apreciar na churrascaria

carnes nobres

Adoramos falar de comida por aqui, principalmente quando o tema é uma paixão nacional: churrasco. Dessa vez, refinamos o paladar e listamos as carnes nobres que fazem sucesso entre os brasileiros.

Já falamos sobre os tipos de carne e citamos os cortes nobres mais tradicionais: picanha, baby beef, contrafilé e filé mignon. Confira mais algumas opções para aproveitar o melhor da churrascaria!

T-Bone

O corte transversal combina filé mignon e contrafilé na mesma peça, já imaginou? É retirado da parte central lombar do boi, deixando visível o osso em formato de T. A carne é muito suculenta, ideal para servir grelhada.

Bife Ancho

O corte de origem argentina caiu no gosto dos brasileiros. Conhecido como filé de costela ou entrecôte, é composto por duas carnes: a interna, mais macia e suculenta, e a externa, mais volumosa, igualmente saborosa. O bife ancho costuma ser servido grelhado, a peça inteira ou em bifes generosos. Prefira o corte mal passado ou ao ponto, para não endurecer.

carnes nobres bife ancho

Short Rib

O short rib ficou conhecido como costela premium, retirado da parte dianteira da costela do boi, junto com o miolo de acém. O corte é muito macio e suculento, cada vez mais presente nas churrascarias que servem carnes nobres.

carnes nobres short rib

Porterhouse

É parecido com o T-Bone, variando de acordo com a raça e a qualidade do corte. A peça é composta pelo filé mignon e o New York Strip, com quase o dobro da espessura do T-Bone. Ou seja, quase 1 kg de carne muito saborosa!

Bife de Chorizo

Mais um clássico argentino entre as carnes nobres, junto com o bife ancho. O bife de chorizo é retirado da traseira do contrafilé, com a gordura concentrada na parte de cima. A carne macia e saborosa é uma ótima pedida na churrascaria.

carnes nobres bife de chorizo

Prime Rib

O corte é retirado da parte superior da principal porção da costela bovina, com osso conservado, preservando o sabor da carne. É um dos cortes nobres mais apreciados nas churrascarias premium.

carnes nobres prime rib

Bife de tira

Mais um corte portenho muito apreciado por aqui. Os bifes são cortados da picanha ou chorizo em tiras grossas, no sentido das fibras da carne. A camada de gordura deve ser preservada para manter a carne suculenta e macia, muito saborosa! Pode ser feita na grelha ou até mesmo em frigideira.

Ossobuco

O ossobuco é tradicional da Itália, traduzido para “osso furado”, em português. É um músculo bovino localizado entre a canela e o joelho, de carne muito saborosa. No centro do bife é mantido o osso com tutano, que dá um sabor especial ao prato e pode ser servido à parte. O ossobuco é ideal para pratos com molho.


Ficou com vontade? Confira as churrascarias com desconto no Peixe Urbano!