Crianças no restaurante japonês: quando levar e o que pedir?

crianças no restaurante japonês

Mamães e papais apaixonados por sushis costumam enfrentar um dilema: quando levar as crianças no restaurante japonês? A ideia de oferecer peixe cru para os pequenos parece um tanto controversa, por isso resolvemos jogar uma luz sobre o assunto.

Por mais ansiosos que os adultos fiquem para ver suas crias manuseando hashis, vale atentar para algumas dicas. Confira a seguir.

Com que idade levar?

Existem opções de comida japonesa para todas as idades – até porque existem crianças japonesas, né nom?

No entanto, os pratos feitos com peixe cru devem ser oferecidos somente a partir dos 2 anos de idade, quando o sistema imunológico está mais formado, pois podem desencadear infecção alimentar se o peixe não for bem conservado. Antes disso, prefira pratos cozidos.

Com crianças de qualquer idade, os pais devem observar as condições de higiene e manuseio dos alimentos no restaurante.

O que pedir para crianças no restaurante japonês?

Sabemos que você está doido para ver a cara do seu filho quando ele experimentar peixe cru. Se estiver na idade adequada, prepare a câmera e vá em frente. Muitas crianças adoram e se acostumam desde cedo, outras fazem careta e não querem nem olhar para o sushi.

Se o seu caso for o segundo, nem tudo está perdido. Você ainda pode curtir um japa e oferecer opções mais adequadas ao paladar infantil, como essas:

  • Yakissoba: o tradicional macarrão com legumes e frango ou carne está entre os favoritos das crianças no restaurante japonês. Vale conferir os ingredientes e pedir para tirar os indesejados.
yakissobaReprodução/Peixe Urbano
  • Teppanyaki: carne, frango, camarão, frutos do mar, entre outras opções, preparados na grelha e servidos com legumes. É uma boa opção para quem evita dar frituras às crianças.
  • Espetos: seu filho ou filha nem vai perceber que está comendo comida japonesa. Os restaurantes costumam servir os mais diversos espetinhos, como carne, frango e cogumelos.
espeto japonêsReprodução/Japão em Foco
  • Guioza: originalmente chinês, o guioza é um tipo de pastel também servido em restaurantes japoneses, normalmente recheado com carne de porco e verduras. O guioza é cozido no vapor e rapidamente frito com pouco óleo.
guiozaReprodução/Pinterest – Mundo Nipo
  • Rolinho primavera: os bolinhos fritos acompanhados de molho agridoce enchem os olhos da garotada. O recheio pode ser de legumes, camarão, queijo, entre outras opções, inclusive doces, como banana e canela, chocolate, hmm…
rolinho primaveraReprodução/Pinterest – Dicas Caseiras
  • Hot Filadélfia: o hot roll é estratégico para iniciar jovens paladares na arte do sushi. É a versão empanada e frita do tradicional hossomaki Filadélfia, com arroz, salmão, cebolinha e cream cheese enrolados na alga (nori).
hot filadelfiaReprodução/Peixe Urbano
  • Temaki de Nutella: as opções de sobremesa variam de restaurante para restaurante. Uma bastante comum é o temaki de Nutella, uma casquinha de sorvete recheada com Nutella e morangos.
temaki de nutellaReprodução/Peixe Urbano
  • Tempurá de sorvete: uma espécie de rocambole de sorvete, empanado na massa do tempurá tradicional e servido com calda. Crocante e delicioso!
tempurá de sorveteReprodução/IG

Atenção aos excessos!

  • Shoyu: controle a quantidade e opte pelo shoyu light, que possui menos sódio. É comum o shoyu ter corante na composição, sendo mais um fator de atenção caso a criança tenha restrições.
  • Teriyaki: o molho docinho costuma agradar o paladar da garotada, por isso os pais devem estar atentos para não deixar a quantidade a critério dos filhos – até porque alguns levam saquê, além do shoyu e açúcar.
  • Pratos fritos: vilões da gastronomia, devem ser consumidos com moderação por adultos e crianças. Geralmente são os favoritos dos pequenos, mas cabe aos pais apresentarem outras opções e moderarem a quantidade de fritura na alimentação.

Agora é só curtir um japa em família e ensinar as crianças a usarem os hashis. Também vale pegar o sushi com a mãozinha, o importante é experimentar!

Confira os restaurantes japoneses com desconto no Peixe Urbano.