Cuidados básicos para deixar as unhas e as cutícula mais saudáveis

Cuidados com as unhas

Cuidar das unhas, além de estética, é questão de saúde. Por isso, se você costuma fazê-las com frequência, mas percebeu que elas estão fracas e quebradiças, está na hora de tomar alguns cuidados básicos, porém, específicos. Então, para que suas unhas cresçam mais fortes e saudáveis, confira as dicas que a equipe do Peixe Urbano listou para você, entre outras coisas, prevenir que elas fiquem amareladas, descamem ou quebrem à toa.

Hidratação

A hidratação deve ser prioridade. Assim como o restante do corpo, as mãos e as cutículas devem receber atenção especial. Aplique cremes específicos para a região, de preferência duas vezes ao dia para evitar o ressecamento. Isso vai ajudar bastante o trabalho da manicure. Além disso, o aspecto delas vai ficar muito melhor.   

Unhas amareladas

Várias situações podem deixar as unhas amarelas, entre elas, o uso de detergente, cloro, cigarro, além do sol, dos cremes corporais e dos próprios esmaltes escuros. Para evitar que isso aconteça e deixá-las com a aparência mais saudável, é recomendada a utilização de bases impermeabilizantes, além de intercalar as cores dos esmaltes.  

Acetona ou removedor?

O ideal, segundo os dermatologistas, é usar removedor de esmalte à base de óleos ou os que não contém acetona na fórmula. Isso porque ela é muito mais agressiva e pode deixar as unhas mais fracas e quebradiças. O ideal é verificar a composição na embalagem antes de comprar.

Unhas enfraquecidas

Além da acetona, pintar as unhas constantemente, sem um intervalo, pode ser um dos fatores que as deixam esfarelando. Por outro lado, não pintá-las nunca também pode contribuir para o enfraquecimento. Por isso, antes de fazer as unhas novamente, a sugestão é deixar as bichinhas “respirando” por pelo menos dois dias, ou seja, sem esmalte algum. Outro problema que pode estar ligado à saúde das unhas, assim como a de outras partes do nosso corpo, é a falta de vitaminas, de sais minerais e de proteínas no organismo. Então, preste a atenção na sua alimentação, e se depois disso não notar melhora no aspecto delas, procure um dermatologista.

Faça as unhas com frequência

Para que as unhas cresçam mais fortes e saudáveis, elas devem ser feitas uma vez por semana. Porém, quem não consegue visitar a manicure com essa frequência deve, pelo menos, lixá-las com cuidado para evitar que elas quebrem. Oh! Mas atenção ao polimento. Esse processo deve ser feito com bastante com cuidado para não deixar as unhas finas demais. A dica é deixar esse procedimento para o profissional, ok?

E aí, como anda a saúde das suas unhas e cutículas? Confira as ofertas de salões do Peixe Urbano e dê aquele trato merecido nas suas mãos.  

Veja também:

Unhas postiças: conheça os 4 tipos mais procurados

4 dicas para manter a hidratação da pele no inverno

5 dicas para combater a indesejável celulite

Tipos de depilação: conheça os principais métodos