Curiosidades sobre a arte dos mágicos

Encantando espectadores há mais de 3 mil anos, os profissionais da arte da ilusão  têm uma data especial dedicada a eles: 31 de janeiro. O Dia Mundial do Mágico é uma homenagem a São João Bosco, santo italiano e padroeiro dos mágicos, que utilizava seus truques e outras formas de entretenimento na infância para ajudar sua família. Quer saber mais sobre a arte dos profissionais da ilusão? Então, bora desvendar as curiosidades de dentro da cartola?! Confira!

Origem

Sabia que o registro mais antigo sobre uma apresentação de mágica foi escrito num papiro egípcio por volta de 2000 antes de Cristo? Nele consta a história de um mágico chamado Dedi, que se apresentava diante da corte do faraó Quéops.

Mágicos eram perseguidos

Na Idade Média, entre os séculos 5 e 15, os truques de mágica eram vistos como bruxaria. Por isso, muitos ilusionistas eram perseguidos. Somente muitos anos depois, já no século 19, a mágica foi reconhecida e ganhou seu primeiro teatro.  

Popularização do ilusionismo

Considerado o pai do ilusionismo moderno, Jean Eugène Robert-Houdin foi um dos primeiros ilusionistas a popularizar a mágica como forma de entretenimento ao se apresentar em grandes teatros da época.

Truque mais perigoso

No mundo dos mágicos, o truque de pegar uma bala no ar é considerado um dos mais perigosos e letais de todos. Isso porque já morreram vários ilusionistas tentando realizar a ação e alguns mataram ou feriram seus assistentes. Entre os profissionais vítimas do próprio truque estão Madame Delinsky, Arnold Buck, Adam Epstein, Chung Lin Soo, Ralf Bialla, Michael Hatal e Bosco Blumenfield.

Mágico mais rápido

O que se sabe até agora é que Eldon D. Wigton seria o mágico mais rápido do mundo. Ele teria conseguido a façanha de realizar 225 truques em apenas 2 minutos em 21 de abril de 1991.

Mágico mais famoso

Harry Houdini é o ilusionista mais famoso de todos os tempos. Seu nome verdadeiro era Ehrich Weisz. Mas ele se inspirou no mágico francês Robert Houdin, de quem era fã. Aos 20 anos de idade, Houdini já se apresentava regularmente em pequenos espetáculos por Nova York. O mágico morreu aos 52 anos, por conta de uma inflamação abdominal, após ter o apêndice rompido em decorrência de um soco.

Sociedade secreta

Sabia que existe uma sociedade secreta (não tão secreta assim) com mais 15 mil membros, todos mágicos? Chama International Brotherhood of Magicians (Irmandade de Mágicos Internacionais) e tem ilusionistas distribuídos em 80 países. É muito gente, não?

Recordes mundiais

O ilusionista que mais quebrou recordes do mundo foi David Blaine. Em um dos truques, o mágico passou 63 horas, 42 minutos e 15 segundos preso em um bloco de gelo. Também já ficou em uma caixa transparente por 44 dias; pendurado de cabeça para baixo por 60 horas e com a respiração presa por 17 minutos.

Ilusionistas na calçada da fama

O primeiro mágico vivo a receber uma estrela na calçada da fama nos Estados Unidos foi David Copperfield. Já Harry Houdini só recebeu a dele anos após a sua morte. Os ilusionistas Penn e Teller também receberam uma estrela em 2013, e o prêmio foi entregue pelo próprio David Copperfield.

Segredos da mágica revelados

No fim dos anos 90, Val Valentino, nome artístico do ilusionista Leonard Montano, conhecido no Brasil como Mister M ou Mágico Mascarado, ficou famoso por revelar em uma série na TV os segredos de alguns truques. Depois de ter a identidade revelada, Mister M conquistou notoriedade e também vários processos judiciais.

E aí, agora que já desvendamos para você algumas curiosidades sobre a história da mágica, que tal correr para o circo e conferir uma apresentação de ilusionismo? Aproveite as ofertas do Peixe Urbano e divirta-se!