7 curiosidades sobre a pizza, iguaria que conquistou os brasileiros

Dia da Pizza

Uma das invenções culinárias mais apreciadas ao redor do mundo, a pizza tem um dia só dela: 10 de julho. Ela tem sabores tradicionais e inusitados. E tem cenas clássicas no cinema e na TV. No Brasil, a iguaria virou até expressão popular no futebol na década de 1960: “Tudo acaba em pizza”. O termo fazia referência a uma reunião que durou quase 15 horas entre o time do Palmeiras com cartolas do clube.

Depois do encontro, todos foram para uma pizzaria e pediram 18 pizzas. Na ocasião, uma matéria de um jornalista que acompanhava o caso foi publicada com o título: “Crise do Palmeiras termina em pizza”. A expressão é usada para tudo até hoje, principalmente quando o assunto é escândalo político.

E aí, quer saber mais sobre a pizza? Confira 7 curiosidades que nós do Peixe Urbano selecionamos para você sobre esse prato que é uma paixão nacional:

Origem da pizza

A origem da pizza é questionável. Há relatos de que ela pode ter surgido bem antes de Cristo e não no século XVI, na Itália. Alguns historiadores acreditam foram os antigos povos egípcios a produzirem o prato. Outros acham que foram os hebreus ou até mesmo os chineses. Mas seja quem for, merece toda nossa #gratidão

Primeira pizzaria do mundo

Se a origem do prato é incerta, a primeira pizzaria do mundo tem nome e endereço. Trata-se da Antica Pizzeria Port’Alba, na cidade de Nápoles, na Itália. A casa foi fundada em 1830 e funciona até hoje.

Tomate chegou depois

A pizza com o molho de tomate é uma combinação perfeita, certo? Porém, o fruto só foi adicionado ao prato no século XVI, quando o ingrediente se popularizou no continente europeu.

Celebração desde 1889

Na Itália, o Dia da Pizza é celebrado desde 1889, quando o Rei Umberto I e a Rainha Margherita provaram a receita pela primeira vez. Anteriormente, o prato era comida de plebeus. Já no Brasil, a data foi instituída em 1985 por Caio Luís de Carvalho, então secretário de Turismo de São Paulo, durante um concurso que elegeria as 10 melhores receitas de mussarela e margherita de SP.

Pizza Margherita

A pizza só se tornou popular entre os nobres após dom Raffaele Esposito prepará-la para a Rainha Margherita. As cores do prato foram pensadas para homenagear a bandeira da Itália: manjericão (verde), queijo mussarela (branco) e tomate (vermelho). Ela gostou tanto da massa, que o padeiro decidiu batizá-la de Margherita.

Inspiração para o Pac-Man

O Pac-Man, um dos maiores ícones do mundo dos videogames, foi inspirado em um pizza. A ideia da bolinha amarela devoradora de pastilhas surgiu durante um jantar em 1980, quando o game designer japonês Toru Iwatani se lembrou de uma boca aberta ao ver uma pizza sem uma fatia.

A iguaria no Brasil

Considerada uma das paixões nacionais, a iguaria é uma das receitas italianas mais consumidas no Brasil. O prato foi trazido para o país no final do século 19 por imigrantes, que se estabeleceram no bairro do Brás, reduto das primeiras pizzarias de São Paulo.

Deu água na boca só de ler as curiosidades sobre a pizza? Aproveite as ofertas do Peixe Urbano e mate a vontade de comer esse prato maravilhoso.

Veja também os 10 sabores de pizza inusitados encontrados pelo Brasil.

Relembre ainda 10 cenas clássicas de pizza no cinema e na TV.