Curiosidades sobre o futebol, esporte mais amado no Brasil

O Dia Nacional do Futebol, o esporte mais popular no Brasil (e do mundo), é comemorado em 19 de julho. A data foi instituída pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para homenagear o Sport Clube Rio Grande, primeiro time registrado no país. E para celebrar esse esporte que é uma paixão nacional, a equipe do Peixe Urbano escalou uma seleção de curiosidades sobre a modalidade. Confira!

Sport Club Rio Grande

Fundado por Johannes Minnemann, o Sport Club Rio Grande, da cidade de Rio Grande (RS), surgiu em 1900, após retorno do alemão de uma viagem pela Europa. Para praticar o esporte, no entanto, os jogadores tinham que se dividir para formar as equipes, já que era a única existente até então no país.

Chegada do esporte no Brasil

Charles Miller foi o responsável por nos apresentar o futebol (Graça a Deus!) Aos 9 anos, o paulistano foi estudar na Inglaterra e conheceu o esporte. Ao retornar para o Brasil, em 1894, trouxe uma bola de futebol e um conjunto de regras na bagagem.

1ª partida no país

A primeira partida de futebol que se tem notícia no Brasil foi em 15 de abril de 1895 em São Paulo. A disputa foi na Várzea do Carmo, entre funcionários ingleses das empresas São Paulo Railway e Companhia de Gás. Charles Miller jogou pelo São Paulo, que venceu por 4 a 2.

1º jogo oficial da Seleção Brasileira

O primeiro jogo oficial do Brasil foi um amistoso contra a Argentina, que aconteceu em Buenos Aires em 20 de setembro de 1914. Os brasileiros, porém, não tiveram muita sorte e perderam para os argentinos por 3 a 0.

Outros times mais antigos

Inicialmente, o futebol era um esporte da elite brasileira, mas logo foi ganhando adeptos de todas as idades e classes sociais. Entre as equipes mais antigas que ainda estão em atividade estão Fluminense (1902), Grêmio (1903), Atlético Mineiro (1908), Internacional (1909) e Corinthians (1910).

Maior público

Em 1950, o Brasil foi escolhido para sediar a Copa do Mundo e registrou o maior público numa partida de futebol. O palco era o Maracanã, que recebeu quase 200 mil pessoas no jogo contra o Uruguai. 

Maracanazo

Apesar do recorde de público e do entusiasmo dos brasileiros, o Brasil perdeu de 2 a 1 para o Uruguai. A derrota brasileira no Maracanã ficou conhecida como Maracanazo.

Pelé e a 1ª vitória do Brasil na Copa do Mundo

Em 1958, oito anos após o Maracanazo, Brasil ergueu a taça pela primeira vez na Copa do Mundo e apresentou Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. Era a sexta edição do campeonato. O time brasileiro ganhou de 5 a 2 da anfitriã Suécia, com ajuda de craques como Vavá, Garrincha, Didi e de Pelé, que se tornara considerado o melhor jogador de futebol de todos os tempos.

Brasil em todas as copas

O Brasil é o único país que participou de todas as Copas do Mundo, desde que ela foi criada em 1930. Além disso, é a seleção com mais vitórias na competição mundial. Foram cinco títulos até agora (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002). 

Marta, do Brasil para o mundo

Motivos não faltam para o país do futebol se orgulhar. E um deles chama-se Marta Vieira da Silva, a maior artilheira da história da Seleção Brasileira (incluindo as equipes masculina e feminina) com 118 gols. A rainha do futebol também é a maior vencedora do prêmio de melhor jogadora do mundo e a maior artilheira da história das Copas do Mundo. Além disso, em 2018, foi nomeada como Embaixadora da Boa Vontade para mulheres e meninas no esporte.
Agora que você já sabe algumas curiosidades do futebol nacional, confira as experiências incríveis sobre o esporte disponíveis no Peixe Urbano.