7 curiosidades sobre o teatro

Dia Nacional do Teatro

Romance, tragédia, drama, comédia, monólogo ou musical. No teatro, independentemente de estilo e de formato, os espetáculos sempre despertam sentimentos imediatos no público. E essa, talvez, seja uma das conquistas mais bacanas da quinta arte.

No Brasil, o Dia Nacional do Teatro é comemorado em 19 de setembro, e desde 2017, há uma razão a mais para celebrar a data. Isso porque passou a ser também o Dia Nacional do Teatro Acessível: Arte, Prazer e Direitos. Uma lei foi sancionada para apoiar atividades cênicas que ofereçam práticas de acessibilidade física e comunicativa a pessoas com deficiência. Muito legal, não é mesmo?!

Não faltam curiosidades quando o tema é teatro, mas nós do Peixe Urbano listamos 7 delas para você. Confira:

1 – Primeira peça teatral

Até hoje não se sabe ao certo qual foi a primeira peça teatral encenada. Porém, há informações de que a primeira apresentação parecida com o que entendemos como teatro tenha acontecido em 2.500 antes de Cristo, no Egito Antigo, sobre o mito de Osíris e Ísis.  

2 – “Merda” no teatro

Enquanto no dicionário significa…bem, você sabe…Merda no teatro é sinônimo de boa sorte. Por isso, antes dos profissionais entrarem em cena, é muito comum eles desejarem “merda” uns aos outros. A tradição vem desde à época do reinado da Rainha Elisabeth I, da Inglaterra, entre 1558 e 1603, quando as pessoas iam de carruagem assistir às peças. Quanto mais cavalos, mais excrementos… Ops, mais público.  

3 – Adaptação para o rádio

“O lobo”, de Eugen Walter, foi a primeira peça adaptada para o rádio e foi ao ar em 1922, pela WGY, de Nova York. Já no Brasil, a dramatização radiofônica só estreou em 1937, na Rádio Nacional, com o “Teatro em Casa”, antes mesmo das famosas radionovelas.

4 – Precursor do teatro moderno brasileiro

A peça teatral “Vestido de Noiva”, de Nelson Rodrigues, encenada pela primeira vez em 1943, deu início ao processo de modernização do teatro brasileiro. A história fala de uma jovem atropelada que relembra os conflitos com a irmã. A dramatização mostra ações simultâneas em três planos: da realidade, da alucinação e da memória. Era a segunda peça do escritor, que trabalhava como jornalista. A primeira peça dele foi “A Mulher sem Pecado”.

5 – Censura no Brasil

Assim como outras expressões culturais, o teatro também sofreu censura na década de 60, com a Ditadura Militar. Há relatos de invasão policial durante apresentações, agressões e até sequestros de atores. Porém, a quinta arte teve papel fundamental na resistência abordando assuntos sociais e políticos. Os grupos Teatro de Arena, Teatro Oficina e Opinião foram os que mais lutaram contra a repressão na época.

6 – Peça mais famosa do mundo

Sabia que “Romeu e Julieta” é a peça mais famosa do mundo? Isso mesmo. A tragédia de William Shakespeare, escrita entre 1591 e 1595, é o espetáculo mais lembrado quando o assunto é teatro. O clássico conta a história de dois adolescentes apaixonados cuja morte acaba unindo suas famílias, que viviam em pé de guerra.

7 – Peça mais montada

Já a peça mais montada no mundo até hoje é o clássico Hamlet. Também escrita por William Shakespeare, entre 1599 e 1601, a peça reconta a história de como o príncipe Hamlet tenta vingar a morte de seu pai, que foi envenenado pelo próprio irmão.

E aí, gostou de saber algumas curiosidades  sobre o teatro? Para celebrar o Dia Nacional do Teatro, do Peixe Urbano montamos um festival de ofertas com preços bem bacanas para você aproveitar o melhor da quinta arte.