Destinos de carnaval perfeitos para curtir a folia

destinos de carnaval

Os foliões de carteirinha já estão se preparando para o carnaval desde a virada do ano. Bloco de rua, desfile de escolas de samba, trio elétrico, fantasias… tem opção para todos os gostos. Confira os destinos de carnaval mais procurados no Brasil!

Carnaval no Rio de Janeiro

O carnaval do Rio de Janeiro disputa com Salvador o título de festa mais famosa do país. Os blocos de rua ocupam a cidade, carregando um mar de foliões e colorindo a paisagem urbana com fantasias e purpurina. As atrações gratuitas atendem aos gostos musicais mais variados, passando pelas tradicionais marchinhas de carnaval, ritmos regionais do Norte e Nordeste, além de versões carnavalescas de clássicos do rock, MPB e outros gêneros musicais.

A Marquês de Sapucaí (ou Sambódromo) recebe o tradicional desfile das Escolas de Samba, uma das mais importantes referências do carnaval brasileiro. É possível desfilar por uma escola ou assistir ao espetáculo inteiro na arquibancada ou nos camarotes.

Carnaval em Salvador

Conhecido pelos trios elétricos e abadás, o carnaval de Salvador combina axé e ritmos de origem africana. Os principais desfiles acontecem nos circuitos Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Campo Grande-Avenida Sete) e Batatinha (Centro Histórico), por onde passam grandes nomes da música baiana, como Ivete Sangalo, Chiclete com Banana e Claudia Leitte, além de blocos tradicionais como Olodum, Timbalada e Filhos de Gandhy.

Os foliões encontram opções pagas, como camarotes, abadás e blocos privados, mas também atrações gratuitas, como o carnaval pipoca (blocos sem corda) e o carnaval nos bairros.

A festa dura 7 dias, começando na quinta-feira e terminando na quarta-feira de cinzas.

Carnaval em Recife

Recife também é um dos principais destinos de carnaval no Nordeste, com muita diversidade musical nos shows e blocos de rua. A cidade recebe apresentações de samba, maracatu, frevo, coco, ritmos africanos e MPB.

No sábado de carnaval, sai o Galo da Madrugada, o maior bloco de carnaval do mundo, que comemora 40 anos em 2018.

Pertinho de Recife, os foliões podem (e devem) conhecer o carnaval de Olinda, que arrasta multidões pelas ladeiras da cidade. A festa é embalada por frevo e o cenário é composto pelos tradicionais Bonecos de Olinda, alegorias gigantes de personagens e pessoas famosas.

Carnaval em Belo Horizonte

Outro destino de carnaval que vem chamando a atenção dos foliões é Belo Horizonte, que no último ano contabilizou 2,4 milhões de pessoas em mais de 300 blocos de rua. A tradição fica por conta do desfile das Escolas de Samba e Blocos Caricatos, com participação da Corte Momesca (Rei Momo, Rainha e Princesa do Carnaval).

A festa vem crescendo a cada ano, atraindo turistas e mostrando o potencial carnavalesco da capital mineira.

Carnaval em Ouro Preto

A cidade histórica também é reduto de foliões no carnaval, que têm a oportunidade de curtir a festa e aproveitar a charmosa paisagem colonial. Ouro Preto é uma cidade universitária que abriga diversas repúblicas estudantis, o que explica o agito nessa época do ano. As próprias repúblicas organizam e movimentam o carnaval na cidade, oferecendo pacotes que incluem hospedagem, alimentação, abadás e outras festas.

Os blocos estudantis mais famosos são o Bloco do Caixão, o Bloco Cabrobró, o Bloco da Praia e o Bloco Chapado, que se apresentam na Praça da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto). Para os foliões que buscam atrações gratuitas, os blocos de rua são uma ótima opção.


Já sabe para onde vai? Confira os destinos de carnaval com desconto no Peixe Urbano e aproveite a viagem!

Verifique nas ofertas as datas disponíveis para viajar.