Destinos para curtir as mais tradicionais festas de São João

Em junho você fica doido para encontrar aquele festa junina para se esbaldar? Por aqui, a gente sempre sonha com quentão, caldo verde, canjica, quadrilha, correio do amor e outras maravilhas típicas de quermesse.

A dica é ir direto na fonte e aproveitar o que o mês tem de melhor. Por isso, nós do  do Peixe Urbano listamos os destinos com as festas mais tradicionais de São João. Spoiler: são todos no Nordeste. ♥

Campina Grande (PB)

Autoproclamada a “maior festa de São João do mundo”, a farra dura um mês inteiro. O evento, que é o orgulho da cidade, conta com palcos de forró, comida típica, quadrilhas e shows. O dia de mais movimento é em 24 de junho, Dia de São João, quando a Praça Parque do Povo fica lotada.

Caruaru (PE)

No agreste pernambucano, a “Capital do Forró” atrai multidões para a festa junina que tem atrações distribuídas em vários pontos da cidade. Uma das tradições locais é o Festival de Comidas Gigantes, com preparo de quitutes juninos versão giga, degustação, shows e forró. O evento comprova o que já sabemos: o nordestino sabe receber seus visitantes muito bem – e com fartura!

Mossoró (RN)

Com a tradicional festa Mossoró Cidade Junina, a região se orgulha de oferecer “o São João mais cultural do Brasil”, com grandes shows musicais, quadrilhas, feiras de artesanato, comidas típicas e outras atrações no Corredor Cultural – um complexo de prédios temáticos que recebem grande parte da atividade artística e cultural de Mossoró.

São Luís (MA)

No Maranhão, a festa do Bumba-Meu-Boi é tradição desde o século 18, reunindo grupos folclóricos de todo o estado, entre bois coloridos, personagens, danças e ritmos locais. O evento começa no dia de Santo Antônio (13 de junho) e vai até o dia de São Marçal (30 de junho), com diversas atividades culturais na programação, além das comidinhas típicas, como torta de camarão e arroz de cuxá.

Salvador (BA)

A gente fala em Salvador e pensa logo em carnaval, mas a capital baiana também honra a tradição nordestina com seus festejos juninos. A intensa programação ocupa palcos no Centro Histórico (Terreiro de Jesus, Largo do Pelourinho e Cruzeiro de São Francisco) e a Praça João Martins, em Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador.

Senhor do Bonfim (BA)

Já a “Capital Baiana do Forró” aposta exclusivamente no gênero musical para embalar o São João. Em junho, várias atrações passam pela cidade, que fica a 380 km de Salvador. Comidas e bebidas típicas, quadrilha, pau de fitas e outras tradições também têm presença confirmada.


Aproveite a temporada junina e confira as ofertas do Peixe Urbano para conhecer o Nordeste!