Dicas de bate e volta em Minas Gerais

Existem dois tipos de viagem: aquela que você planeja com antecedência, traça roteiros e programações diárias, pensando cuidadosamente no que levar; e aquela viagem bate e volta planejada na última hora, quando você arruma a mochila e pega a estrada quase por instinto.

Minas Gerais tem ótimas opções para o segundo tipo de viagem, com destinos para todos os gostos: ecoturismo, cidades históricas, circuito gastronômico. Aproveite as dicas para uma escapada no fim de semana ou no próximo feriado prolongado!

Ouro Preto: 98 km de Belo Horizonte

Se você optar pelo circuito histórico mineiro, vai imediatamente pensar em Ouro Preto, com sua arquitetura barroca, ruas de pedra e igrejinhas. A cidade foi considerada patrimônio cultural da humanidade pela Unesco e abriga obras de Aleijadinho e espaços culturais, como o Museu da Inconfidência.

Lavras Novas: 120 km de Belo Horizonte

Ainda em Ouro Preto, o distrito de Lavras Novas é um destino mais pacato para quem busca o charme e a tranquilidade das cidades de interior. O visitante pode se hospedar em pousadas, chalés, campings e outras opções, encontrando diversos bares e restaurantes de culinária mineira. O vilarejo conta ainda com trilhas e belezas naturais.

Tiradentes: 190 km de Belo Horizonte

Na cidade batizada em homenagem ao inconfidente Joaquim José da Silva Xavier, as ladeiras de pedra e a arquitetura do século XVIII são similares a Ouro Preto. É de praxe fazer o passeio no trem Maria Fumaça, que leva à São João del Rei em um percurso repleto de história e belezas naturais, na Estrada Real. O visitante também pode fazer excursões de bicicleta e, se for em janeiro, aproveitar a  Mostra de Cinema de Tiradentes.

Inhotim: 60 km de Belo Horizonte

Localizado na cidade de Brumadinho, o parque possui 140 hectares de área de visitação, com galerias e obras de arte contemporânea expostas a céu aberto. Um sonho para artistas e simpatizantes, que podem caminhar pelo parque ou percorrer as galerias utilizando o transporte interno em carrinhos elétricos. São 3 circuitos sugeridos, que podem ser visitados integralmente em 2 dias. Às quartas, a visitação é gratuita.

Ibitipoca: 320 km de Belo Horizonte

Conceição de Ibitipoca é uma vila com menos de 2 mil habitantes, próxima ao Parque Estadual do Ibitipoca, que atrai turistas do país inteiro com suas trilhas, cachoeiras e a Janela do Céu, um dos pontos favoritos no parque. O vilarejo tem ruas de paralelepípedo, casas coloridas e igrejinhas, conservando o charme e a calmaria das cidades pequenas. O visitante também encontra bares, cafés e restaurantes.

Capitólio: 282 km de Belo Horizonte

Entre belas paisagens naturais, a cidade abriga o “Mar de Minas”, como é conhecido o Lago de Furnas. A represa da companhia originou o lago de cor verde-esmeralda, maior extensão de água em Minas Gerais, por onde circulam diversas embarcações de pesca, transporte e passeio. Entre as atrações naturais de Capitólio, estão cânions, cachoeiras, piscinas naturais, montanhas com trilhas para trekking e mountain bike, lagos para esportes aquáticos e outros cenários incríveis.

Gonçalves: 464 km de Belo Horizonte

Destino ideal para quem deseja descansar e repor as energias, Gonçalves é uma pacata cidade mineira, próxima à divisa com São Paulo. Trilhas, passeios de bicicleta ou à cavalo, cachoeiras e mirantes são atrativos para visitantes interessados em ecoturismo. O frio da montanha e o ar puro conferem um clima romântico à cidade, com ótimas opções de gastronomia no fogão a lenha.

Serra do Cipó: 100 km de Belo Horizonte

Mais um destino para ecoturismo, com cachoeiras e belezas naturais preservadas no Parque Nacional. A região conta com pousadas simples e aconchegantes, além de cenários para prática de rapel e tirolesa, para os visitantes mais aventureiros. Topografia acidentada, cânions e cavernas compõem um fantástico conjunto natural, enriquecido pela fauna e flora diversificada.

Circuito das Águas: 400 km de Belo Horizonte

No sul de Minas Gerais, o Circuito das Águas é formado por São Lourenço, Caxambu, Lambari e outros municípios, onde se encontram lagos, cachoeiras e culinária típica mineira. Um ótimo destino para a família, com suas estâncias hidrominerais de propriedades terapêuticas e medicinais. Parques, passeios de charrete, pedalinhos e teleféricos também estão entre as atrações.

São Tomé das Letras: 304 km de Belo Horizonte

A cidade das pedras tem uma aura mística que desperta a curiosidade dos visitantes. O cenário urbano é composto por moradores “alternativos”, casas e muros de pedra, enquanto grutas, cachoeiras e trilhas formam a paisagem natural. Uma das lendas da cidade diz que a Gruta do Carimbado tem uma trilha que leva a cidade de Machu Picchu, no Peru (4.000 km de distância).

***

Já escolheu o seu destino? Confira as ofertas de viagens para Minas Gerais no Peixe Urbano