Dicas para cozinhar como um chef e arrasar na ceia de Natal

Ceia de Natal

Se você é daqueles que adora bons restaurantes, mas que também ama cozinhar e não vai abrir mão de fazer a ceia de Natal, este post é para você. A equipe do Peixe Urbano separou algumas dicas para os aspirantes a chef prepararem pratos que vão impressionar os convidados (até mesmo aquela tia chata). Confira!

Prove o prato  

A regra número um para cozinhar como um chef é provar tudo antes de servir. O ideal é fazer isso durante todo o processo, pois, além de treinar o paladar e ajustar o tempero, vai evitar que você tenha surpresas desagradáveis depois.

Mantenha a cozinha organizada

A organização é fundamental e ela vai desde a escolha do prato até a hora de servi-lo. Então, antes de começar o preparo, deixe todos os ingredientes separados nas quantidades exigidas nas receitas e os corte dos legumes no tamanho indicado. Outra sugestão é manter a limpeza do ambiente enquanto cozinha. Chef nenhum fica com a bancada suja ou pilhas de louças na pia. Isso porque, além de atrapalhar a execução dos pratos, pode facilitar a contaminação dos alimentos.

Ingredientes de qualidade

Investir em ingredientes de qualidade é uma ótima maneira de garantir pratos melhores. Se possível, priorize os produtos da estação e de produção orgânica, que são os mais saborosos.

Invista em utensílios certos  

Para cozinhar como um chef, você precisa de alguns utensílios básicos para facilitar e agilizar o processo. Boas facas, por exemplo, são uns deles. O fatiador é uma boa pedida, assim como as frigideiras e as panelas antiaderentes.

Cuide da apresentação

Tão importante quanto encontrar a receita ideal, é a apresentação do prato. Sem dúvidas, esse é o toque final de um chef de cozinha. E para fazer bonito e agradar os olhos e o paladar dos visitantes, faça pesquisas de referências e algumas maneiras de como servir o prato.

E aí, já está se sentindo um verdadeiro chef? Que tal aproveitar as ofertas do Peixe Urbano para se tornar um expert na cozinha?

Agora, se mesmo assim a receitinha não der certo ou bater aquela preguiça, calma que ainda há a alternativa de encomendar a sua ceia…hehehe (ou ho ho ho)