8 dicas para melhorar suas fotos com o celular

mulher tirando fotos com o celular

Quem viveu a era pré-smartphone, com câmeras analógicas e filmes de 12, 24 ou 36 poses, sabe a diferença que é ter uma câmera digital no bolso para registrar cada momento, de viagens a gatíneos e catioros fazendo graça.

Com câmeras cada vez melhores, os smartphones tornaram a fotografia parte do nosso dia a dia. Não precisamos economizar nos cliques e podemos ver as fotos logo que são tiradas, escolhendo a melhor entre diversas imagens com mínimas variações. Mas nem assim viramos fotógrafos profissionais.

Que tal aprender alguns truques para melhorar a qualidade das fotos com o celular?

1. Limpe a lente

A dica é simples, mas muitas vezes nem passa pela nossa cabeça. O manuseio constante do celular faz com que a lente da câmera fique suja ou com marcas de dedo, deixando a foto embaçada e desregulando os sensores de luminosidade. Limpe a lente com um tecido suave, como uma camiseta de algodão.

2. Resolução da foto

Configure a câmera para tirar fotos na maior resolução, assim elas poderão ser impressas e ampliadas sem perder qualidade. Vale a pena investir em um cartão de memória para o celular ou utilizar serviços de backup na nuvem, para não ocupar todo o seu armazenamento.

A câmera de trás tem uma resolução maior para tirar boas fotos com o celular. A câmera frontal é para fazer aquela selfie irresistível. ;)

3. Evite zoom

Você já deve ter notado que o zoom da câmera do celular deixa a foto granulada. Poucos modelos de smartphone possuem zoom óptico, com uma lente que se projeta para a frente. Com o zoom digital, a imagem perde resolução e pode sair distorcida ou tremida. O ideal é se aproximar do seu objeto.

4. Luz natural

A luz é um elemento bastante decisivo para tirar boas fotos, principalmente com o celular, que tem funções mais restritas.

Como falamos no post sobre fotos de viagem, prefira sempre a luz natural ao flash. O ideal é que a pessoa ou objeto fotografado seja iluminado por uma luz difusa e indireta (o oposto do flash, que é muito forte e tem uma cor diferente do ambiente, criando imagens esbranquiçadas e sem profundidade). Fotografar ao ar livre ou próximo a janelas costuma trazer ótimos resultados.

Atenção também à contraluz, quando a câmera está virada diretamente para o sol ou outra fonte de luz, deixando a pessoa ou objeto escuro. Nesse caso, o flash pode ser útil para iluminar a parte sombreada.

5. Entenda o HDR

A função HDR (High Dynamic Range) serve para equilibrar a exposição na foto, ou seja, a quantidade de luz capturada. A tirar uma foto no modo HDR, a câmera faz três registros com níveis diferentes de exposição, combinando as três fotos para compensar as áreas claras e escuras.

É ideal para fotografar com iluminação em excesso ou insuficiente, ou na contraluz. A foto demora mais para ser tirada, logo o HDR não é indicado para registros com pessoas ou objetos em movimento.

6. Mexa no foco

Geralmente, é possível ajustar o foco da foto tocando na tela do celular. Você consegue focar em uma pessoa ou objeto, deixando o fundo borrado; ou o contrário, destacar um elemento no fundo da foto, desfocando o primeiro plano.

7. Configurações avançadas

Alguns celulares possuem um modo avançado da câmera, com ajustes manuais de funções como ISO, exposição, balanço de brancos, entre outras. Brinque com esses recursos e descubra como eles alteram a foto. Vale a pena pesquisar e entender como usá-los em cada situação.

8. Acessórios para tirar fotos com o celular

Confira os acessórios para celular que vão turbinar a sua câmera, como tripé e kit de lentes. Você também encontra o famoso pau de selfie, outros tipos de suporte, flash portátil e capas especiais para fotografar embaixo d’água.


Por fim, não deixe de revelar as fotos que você tira com o celular. Aproveite os descontos no Peixe Urbano!