5 dicas para viajar com crianças

viajar com crianças

Férias, fim de semana e feriado são ótimas oportunidades para dar uma escapada da cidade. Planejar uma viagem a dois ou entre amigos é simples, o desafio é quando o plano é viajar com crianças. “É uma cilada”, diz a sua vozinha interior, mas – ao contrário – pode ser a chance de curtir um ótimo momento em família.

Quanto mais cedo os pequenos começam a viajar, tão logo os pais ganham confiança e destreza para cair na estrada. Dependendo da idade, é ainda uma ótima oportunidade para envolver os filhos no planejamento da viagem e na arrumação das malas, desenvolvendo o senso de responsabilidade da criança.

Confira algumas dicas e prepare o seu checklist!

1. Documentação para viajar com crianças

Para viajar pelo Brasil, as crianças precisam portar um documento válido de identificação (como certidão de nascimento ou RG).

Se tiverem menos de 12 anos, podem viajar com parentes de até terceiro grau (pais, irmãos, tios e avós) sem necessidade de autorização. Para viajar com outro adulto, é necessário levar a autorização dos pais (ou responsáveis legais) com firma reconhecida em cartório.

Caso a viagem seja internacional, é necessário documentação adicional. Consulte antes de viajar!

2. Escolhendo a hospedagem

Na hora de escolher a hospedagem, leve em conta todos os fatores que podem facilitar a sua vida: acessibilidade para carrinho de bebê, local para preparar papinha ou mamadeira, estrutura para crianças (como berço no quarto e opções de entretenimento no hotel), localização central (pode ser que você precise voltar no meio do passeio para um banho de emergência), entre outras facilidades.

Avalie a possibilidade de alugar um apartamento em vez de reservar um quarto de hotel. Pode ser mais prático e confortável para viajar com crianças.

3. Fazendo a mala das crianças

Opte pelo mínimo necessário: a quantidade certa de roupas, acessórios para alimentação, eventuais remédios de uso regular, uma seleção de brinquedos para entreter as crianças. Faça malas práticas, fáceis de carregar (rodinhas!) e escolha modelos com divisórias para encontrar os itens rapidamente.

Para a bagagem de mão, lembre-se de que mochilas vão deixar suas mãos livres. Leve os itens essenciais com você e, dependendo da idade da criança, deixe que ela leve brinquedos e lanches.

4. No avião com os pequenos

  • Escolha voos diretos e dê preferência a viagens noturnas, que facilitem o sono da criança.
  • Assentos com acesso direto ao corredor podem ser mais práticos, já que você pode precisar se levantar algumas vezes durante o voo.
  • Verifique as facilidades disponíveis para bebês e crianças, como bercinhos e alimentação infantil – pode ser necessário solicitar com antecedência.
  • Leve petiscos, bolachas, sucos e outros alimentos práticos, para não depender das refeições no avião.
  • Pense em atividades para o voo (brinquedos, livros de colorir, revistas) e mantenha a criança entretida o máximo possível.

5. Traçando roteiros para a família

Pesquise sobre o seu destino e planeje roteiros diários com antecedência, assim você tem uma preocupação a menos durante a viagem. Programe passeios apropriados para a idade das crianças, mas inclua atividades que agradem os adultos.

Evite itinerários apertados e considere o tempo das crianças para refeições e diversão. A família deve aproveitar o tempo junto, sem correria e estresse.

Tudo certo?

Agora que os preparativos estão encaminhados, só falta escolher o seu destino de viagem!