Adquira sua meia-entrada e desvende os mistérios do Coringa

Nos cinemas de todo o país a partir desta quinta-feira (03/10), o filme “Coringa” tem expectativa de alcançar 82 milhões de dólares. A mais recente produção da DC já ganhou dois importantes prêmios: Leão de Ouro, do Festival de Veneza; e TIFF Tribute Actor Award. Essa versão chama atenção por criar uma personalidade completamente nova para o sombrio personagem e também aprofundar a origem e entrada dele no mundo do crime, antes pouco exploradas. 

Para já entrar no clima do filme, confira algumas curiosidades que a equipe do Peixe Urbano preparou sobre um dos inimigos mais famosos do mundo de Batman, além de outros longas que estreiam nas telonas brasileiras este mês:

Joaquin Phoenix

O protagonista foi uma escolha pensada. Em entrevista, o diretor e roteirista Todd Phillips admitiu ter escrito o roteiro pensando em Phoenix. Conhecido pela dedicação aos personagens, o ator perdeu 23 quilos para se encaixar no papel do vilão e estudou sobre doenças psicológicas e assassinos. Além das premiações, o ator ficou mais popular após o anúncio do filme. Ainda segundo a SEMrush, as pesquisas sobre ele tiveram três picos desde então: setembro de 2018 (165 mil buscas), quando as imagens dele como Coringa começaram a aparecer; abril de 2019 (165 mil buscas), época do lançamento do primeiro trailer; e agosto de 2019 (135 mil buscas), com a proximidade da estreia.

Heath Ledger x Joaquin Phoenix

O intérprete do antagonista mais famoso até então foi Heath Ledger, que chegou a ganhar um Oscar póstumo por sua performance. Desta forma, é natural que aconteçam comparações sempre que surgir um novo filme com o personagem. E desta vez não foi diferente, o próprio diretor do novo longa apontou algumas das principais dessemelhanças das personalidades dos dois. De acordo com Todd Phillips, o Coringa de Phoenix não deseja ver o mundo pegar fogo como o de Ledger, mas sim quer buscar uma identidade e atenção.

História

Nunca foi explicado muito bem como o Coringa surgiu. Nas telonas, a versão de Jack Nicholson é bem próxima a alguns quadrinhos, e o personagem era um gangster que ficou deformado ao ser jogado pelo Batman num tonel de ácido. Desta vez, o roteiro é inteiramente baseado nos acontecimentos que levaram o vilão a ser quem é, com uma história completamente diferente das vistas anteriormente.

 “Coringa” conta a história de Arthur Fleck, um homem lutando para se integrar à sociedade sem sucesso. Trabalha como palhaço durante o dia e tenta seguir o sonho de ser comediante de stand-up à noite. Após seguidos desapontamentos, sentindo que foi deixado de lado, Arthur toma uma decisão catastrófica com consequências graves, o que o leva para o lado sombrio. Com isso, finalmente, ele se transforma no vilão tão conhecido.

Inspiração

Sabia que a inspiração do personagem Coringa veio do filme norte-americano “O homem que Sorri”, de 1928? Nessa produção, que tem roteiro adaptado do romance de Victor Hugo, Gwynplaine era um menino com cicatrizes que lembravam um sorriso perene e assustador.

Vida longa

A ideia inicial era de que Coringa fosse morto por Batman ainda no início dos primeiros quadrinhos. Mas o personagem caiu nas graças do diretor, que  resolveu mantê-lo na história até hoje. Ainda bem, né?! 

Nome do Coringa 

Antes de se tornar o Coringa, o personagem se chamava Jack, um grande criminoso, que ficou desfigurado depois que ele caiu dentro de um tanque de produtos químicos. O acidente resultou na loucura e mudança de nome para “Joker”, por causa da semelhança com a figura do jogo de cartas. 

Coringa e Scooby Doo juntos

Um quadrinho de 1972, traduzido como “Scooby Doo encontra Batman”, incluía a participação de Coringa. No episódio, a dupla de super heróis Batman e Robin soma forças a Scooby-Doo e toda a gangue da Mistérios S.A para combater os azarados vilões.

Inteligente e educado?

Isso mesmo! Antes de se tornar um psicopata e homicida, o vilão Coringa era um personagem muito educado e inteligente. Tinha conhecimentos em química e entendia muito bem de ciências em geral.

OUTROS PRINCIPAIS LANÇAMENTOS DO MÊS

3 de outubro 

Angry Birds 2

De volta, os passarinhos mais mal-humorados do planeta terão que se unir aos seus inimigos mortais: os Porcos. A conhecida turminha formada por Red, Bomba, Chuck, Matilda e Terence, vai ter apoio dos bebezinhos, que vão aprontar muita confusão. Não deixe de conferir essa aventura. 

10 de outubro 

A Luz no Fim do Mundo

No filme, um pai (Casey Affleck) vive recluso na floresta com a filha adolescente Rag (Anna Pniowsky) após o mundo ser atingido por uma pandemia. No entanto, com o surgimento de um homem misterioso, ele vai ter que se virar para proteger a menina.

17 de outubro 

Malévola – Dona do Mal, de Joachim Rønning 

A nova produção da Disney conta com um visual mais obscuro e promete alcançar as expectativas dos fãs. O longa fala sobre o relacionamento de Malévola (Angelina Jolie) e a afilhada Aurora (Elle Fanning), que começa a ser questionado após divergências relacionadas ao pedido de casamento de Phillip (Harris Dickinson). Além disso, elas ainda precisam lidar com a proximidade da Rainha Ingrith (Michelle Pfeiffer) e novas forças sombrias. O elenco conta ainda com Robert Lindsay, Ed Skrein (de “Deadpool”) e Chiwetel Ejiofor (“12 Anos de Escravidão”). 

24 de outubro 

Zumbilândia – Atire Duas Vezes

Anos depois de se unirem para atravessar o início da epidemia zumbi nos Estados Unidos, Columbus (Jesse Eisenberg), Tallahassee (Woody Harrelson), Wichita (Emma Stone) e Little Rock (Abigail Breslin) seguem buscando novos lugares para habitação e sobrevivência. Quando decidem ir até a Casa Branca, acabam encontrando outros sobreviventes e percebem que novos rumos podem ser explorados.

31 de outubro 

A Família Addams

De volta às telonas, a Família Addams terá a primeira animação de comédia sobre o clã mais excêntrico do pedaço. Engraçada, estranha e completamente icônica, a Família Addams redefine o que significa ser um bom vizinho.

Para controlar a ansiedade, garanta já os ingressos para assistir o filme “Coringa” e outras grandes produções nos cinemas. Aproveite os descontos do Peixe Urbano, que tem ofertas a partir de 12,90 (menor que meia-entrada!).