Pratos deliciosos para o inverno

O inverno é sinônimo de sopinha, fondue, chocolate quente, entre outras delícias que aquecem o corpo e a alma. Por isso, selecionamos algumas dicas de quitutes que caem muito bem na temporada mais fria do ano. Confira! 

Fondue 

Vamos começar pela iguaria que é um clássico do inverno. O fondue pode doce ou salgado, só não pode ficar de fora do cardápio. Se acompanhado de um bom vinho, a delícia fica melhor ainda. Vários estabelecimentos oferecem esse quitute dos deuses. 

Sopas e caldos

Simplesmente perfeitos para os dias mais frios, as sopas e caldos não podem ficar de fora da nossa lista. Entre os mais variados sabores, os destaques ficam por conta dos caldos: verde, de feijão, de ervilha; e os cremes de milho, espinafre e de abóbora. Essas maravilhas ganham um toque especial, quando acompanhadas de torradinhas, queijo e azeite.  

Canjica

Pedida certa nas festas juninas/julinas, a canjica também é uma deliciosa sugestão para a temporada de frio. Com canela, amendoim, queijo, leite em pó, são tantos ingredientes maravilhosos que fica difícil escolher a versão preferida. 

Chop Suey

Considerado um dos pratos chineses mais conhecidos no Brasil, o chop suey consiste em arroz cozido rapidamente com legumes e pedaços de carnes (bovina, frango, camarão ou porco). Não vai querer deixar essa maravilha de fora da sua mesa no inverno, certo?

Risoto  

Tradição na Itália, a iguaria se tornou um dos pratos mais queridos pelos brasileiros. O risoto significa pequeno arroz e, normalmente, é cozido junto com caldos. Pode ser servido como entrada ou prato principal. Há opções clássicas, como o risoto de pato ou de frutos do mar, além de outras mais elaboradas e com ingredientes como damasco, alho-poró, carne seca com abóbora.

Cozido à portuguesa

Composto por vegetais, carnes e embutidos cozidos, o prato tradicional da cozinha portuguesa também é uma boa dica para o inverno. A combinação de ingredientes geralmente leva feijão, arroz, batata, cenoura, nabo, couve, entre outros, acompanhados de carnes bovina, de frango ou suína, como entrecosto, orelha e pé de porco. E aí, já está com água na boca?

Pato no tucupi

Um prato muito popular da culinária amazônica, que combina pato, tucupi (líquido extraído da mandioca brava) e jambu (aquela planta que deixa a língua dormente). Costuma ser servido com arroz e farinha de mandioca. A delícia é perfeita para esquentar as noites mais frias.

Moqueca

De peixe, camarão ou frutos do mar, o prato tem até versão vegetariana. Há várias versões do cozido, que fica melhor ainda quando preparado em uma panela de barro. Fica a dica para degustar nos dias mais frios.

Cafés e chocolates

Para muitas pessoas o dia só começa depois de uma boa xícara de café ou de chocolate quente. Então, imagina essas tentações nos dias mais frios acompanhadas de um bolinho, por exemplo? Se você é um coffee lover ou um chocólatra de plantão, sabe do que estamos falando. Várias cafeterias contam com essas maravilhas 

Vai dizer que não ficou com vontade de sair correndo para experimentar essas delícias? Então veja as dicas de restaurantes do Peixe Urbano e tenha ótimas experiências.

Leia também:

Entradinhas perfeitas para abrir o apetite e aguçar o paladar

Chocolate: destinos para quem não resiste a essa doce tentação 

Curiosidades que todo amante de vinho precisa saber