Não é só salada, pratos veganos que valem a pena

Muita gente acha que os vegetarianos e veganos comem apenas saladas e possuem poucas opções de refeições. Se você também acredita nisso, não está apenas enganado como perdendo a oportunidade de experimentar receitas deliciosas. Afinal, quem disse que esses pratos não podem ser tão incríveis quanto as demais?

Para os que se confundem, os ovolactovegetarianos ou vegetarianos, apenas não consomem carne, mas ainda comem outros produtos de origem animal, como ovo, leite, mel, etc. Já os vegetarianos estritos não se alimentam de nenhum derivado de animais. Por fim, o veganismo é um estilo de vida que vai além da alimentação, eliminando dentro do possível todo tipo de exploração animal (que envolve desde testes em animais até patrocínio de eventos como rodeios), incluindo não apenas a alimentação, mas também estética, vestimenta, produtos de limpeza, entre outros. 

Confira algumas dicas do Peixe Urbano de delícias que estão dentro do que todos podem comer:

Hambúrguer

Há dezenas de receitas de hambúrguer com ingredientes exclusivamente vegetais. Os mais conhecidos são de grão de bico, berinjela, feijão preto, beterraba e soja, fora as novas opções que prometem um gosto mais próximo ao da carne. Além disso, o próprio queijo possui variedades sem precisar de leite, com elementos como ricota, caju, soja, figo e nozes.

Sushi

Diferentemente do que muitos acreditam, a culinária japonesa está longe de ser apenas composta por frutos do mar. Guiozas, missoshiru, harumaki, yakissoba, temaki: todos são ou possuem versões vegetarianas e veganas. A maioria das adaptações são nacionais, visto que não existem muitas pessoas que seguem esse estilo de vida no Japão.

Massa

Existem várias tipos de massas que atendem ao público vegano, desde as mais simples como o grano duro até as mais rebuscadas, como pupunha, sêmola, abobrinha, arroz, feijão, soja, quinua, etc. A dica é experimentar todos e descobrir as melhores combinações com molhos e acompanhamentos.

Falafel

Típico da culinária árabe, o falafel é um prato bem temperado e à base de grão-de-bico, que está em alta no Brasil. O bacana é que ele pode ser incluso em outras receitas, como substituto do hambúrguer, dentro de wraps ou até como uma porção. Uma dica é combinar a iguaria com acompanhamentos da mesma origem, como tabule, babaganoush, hommus, etc.

Ratatouille

Clássica receita francesa do século XVIII, o ratatouille trata-se de um cozido de legumes. A delícia pode ser servida quente ou fria, sozinha ou como acompanhamento. A abreviação “rata” que dá origem à palavra ratatouille era uma gíria militar para a refeição dos soldados, que era uma mistura de feijões, batatas e variados tipos de legumes.

Risoto 

Tradição na Itália, a iguaria se tornou um dos pratos mais queridos pelos brasileiros. O risoto significa pequeno arroz e, normalmente, é cozido junto com caldos. Pode ser servido como entrada ou prato principal. Há opções veganas como risoto de brócolis, açafrão, de tomate com manjericão, de funghi, limão siciliano, entre outras.  

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