Guia ilustrado da comida mexicana

comida mexicana

Sabe quando você abre o cardápio no restaurante, não conhece muito bem os pratos e acaba pedindo o de sempre para não ter erro?

Falando de comida mexicana, é comum a confusão entre os tipos de tortillas, os pratos, as variedades de molho, a intensidade da pimenta… Entre perguntar para o garçom ou procurar imagens na internet, às vezes é mais fácil copiar o pedido do colega ao lado.

Listamos os principais pratos da cozinha mexicana para ajudar você a diferenciar tacos, quesadillas e burritos, conhecendo também molhos e drinques para uma experiência gastronômica completa.

arriba abajo al centro adentroReprodução/Pinterest

Tortillas

O primeiro passo é reconhecer os dois tipos de tortilla (pronuncia-se “tortilha”), uma espécie de pão em forma de disco, feito com farinha de milho ou de trigo. A tortilla de milho é base para nachos e tacos, com uma cor mais amarela. Já a tortilla de trigo é mais maleável, sendo usada em flautas mexicanas, empanadas, quesadillas e outros pratos recheados.

comida mexicana tortillas de trigoReprodução/Pinterest – Tortillas de trigo

Nachos

Esse você já conhece, é aquele aperitivo que se parece com Doritos. São pequenas tortillas de milho em formato triangular, assadas ou fritas, servidas com molhos diversos.

comida mexicana nachosReprodução/Pinterest

Flautas

São tortillas de trigo ou milho recheadas e fritas, em forma de rolinho. O recheio costuma ser de queijo e algum tipo de carne.

comida mexicana flautasReprodução/Pinterest

Quesadilla

Tortilla de trigo recheada com queijo e geralmente dobrada para ser tostada na chapa. O nome vem da combinação entre “queso” (queijo, em espanhol) e tortilla. Podem ser adicionados ingredientes diversos, como legumes, feijão, frango, carne e camarão.

comida mexicana quesadillaReprodução/Pinterest

 

Fajitas

Iscas de carne ou frango cozidas com tomate, cebola e pimentão, servidas ao lado de tortillas para que cada pessoa “monte” seu prato. Também podem ser feitas com camarão, carne de porco e legumes.

comida mexicana fajitasReprodução/Nerdy Mamma

Burrito

Tortilla de trigo enrolada em forma de cilindro, recheada com arroz mexicano, feijão refrito, queijo e iscas de carne ou frango. O recheio, no entanto, pode ser bem variado, incluindo salada ou substituindo a carne por legumes, camarão ou carne-seca, entre outros ingredientes.

comida mexicana burritoReprodução/Pinterest

Enchilada

Parecida com o burrito, a diferença está no molho de pimenta chilli colocado por cima. Pode ser feita com tortilla de trigo ou milho.

comida mexicana enchiladaReprodução/McCormick

Taco

Tortilla de milho dobrada ao meio, recheada com feijão refrito, alface, queijo e algum tipo de carne (carne com chilli, frango, camarão, carne-seca etc.) ou legumes. Essa tortilla é mais crocante, olha ela como é feita para ficar nesse formato…

comida mexicana tacosReprodução/Tudo Receitas e Pinterest

Chilli com carne

Uma deliciosa combinação de carne (moída ou desfiada), feijão cozido, molho de tomate e pimenta, que pode ser servida com tortillas e queijo. A intensidade da pimenta fica a critério do chef.

comida mexicana chilliReprodução/Pinterest

Feijão refrito

O feijão é bastante presente na cozinha mexicana, agregando um alto valor nutritivo. O feijão refrito é preparado como um purê, refogado com cebola e alho e misturado com um molho mexicano, que geralmente leva tomate, cebola, alho, sal e pimenta. É servido com nachos ou no recheio de tortillas.

comida mexicana feijao refritoReprodução/Crabby Vegan

Molhos

  • Guacamole: feita com abacate, tomate, suco de limão, cebola e alho, é uma das iguarias mais tradicionais da culinária mexicana.
  • Sour Cream: levemente azedo, é feito com creme de leite, limão e sal.
  • Pico de Gallo: é similar ao vinagrete brasileiro, porém, o destaque fica por conta do coentro, misturado com tomate, cebola e cebolinha. Pode ser temperado com suco de limão e pimenta.
  • Salsa Mexicana: salsa significa molho em espanhol, e nesse caso se refere a qualquer molho com base de tomate e pimenta.
  • Cheddar: comumente servido com nachos, o molho de queijo cheddar leva leite e temperos, como páprica ou pimenta tabasco.
guacamole sour cream pico de galloReprodução/Pinterest – Guacamole, Sour Cream e Pico de Gallo

Drinques

  • Michelada: cerveja, suco de limão e molho de pimenta, com sal na borda do copo
  • Margarita: tequila, licor de laranja (cointreau) e suco de limão, com sal na borda do copo
  • Mojito: o mojito mexicano leva suco de limão, água com gás (ou club soda), hortelã e açúcar, com tequila no lugar no rum
  • Piña Colada: o drink caribenho também faz sucesso no México, combinando rum, abacaxi, coco e leite condensado

Vale destacar que a culinária mexicana – como a japonesa e qualquer outra – é versátil e permite variações nos ingredientes e formatos, conforme o gosto de cada chef.


Inspirado para se aventurar nessa cozinha caliente? Confira os restaurantes mexicanos com desconto no Peixe Urbano!