Mania de girar: a febre do fidget spinner

Sem dúvidas, você já esbarrou em alguém brincando com um disquinho giratório, mundialmente conhecido como fidget spinner. Considerado o “pião dos millennials”, o brinquedo antiestresse se propõe a diminuir a ansiedade, ocupando as mãos e substituindo hábitos como roer as unhas, girar canetas nos dedos, mexer nos cabelos… ou apenas ajudando a desenvolver uma habilidade ambidestra.

Inicialmente voltado para crianças, o acessório rapidamente atingiu o público adulto e se tornou indispensável para quem passa horas na frente do computador, a trabalho ou por lazer. O brinquedinho também já conquistou gatíneos e catioros.

Criado em 1993 pela engenheira química Catherine Hettinger, a primeira versão do spinner foi desenvolvida para auxiliar crianças no tratamento de hiperatividade, déficit de atenção e autismo. No entanto, a brincadeira só “pegou” de verdade mais de 20 anos depois, com a repaginação do produto.

Catherine Hettinger e sua neta segurando as duas “gerações” de fidget spinners. Fonte: Tecmundo

Entre os pequenos, uma vantagem é desviar sua atenção das telas de tablets e smartphones, uma preocupação recorrente entre pais e professores. Seus efeitos terapêuticos ainda não foram cientificamente comprovados, mas o fato é que a brincadeira “viralizou” em escolas e escritórios.

Os adeptos já podem encontrar tutoriais na internet para improvisar seu próprio spinner, bem como demonstrações com os truques mais diversos para impressionar o amiguinho. A mania invadiu até o universo dos games, com um mod (expansão do jogo criada pelos próprios usuários) para usar o acessório no Grand Theft Auto V.

Reprodução: YouTube

O dispositivo também virou nail art e, sim, a versão mini gira. *_*

Reprodução: Instagram

Na linha sucessória de brinquedos como ioiô, bat beg e tamagotchi, o fidget spinner está seduzindo crianças e adultos. Nos Estados Unidos, as inúmeras variações do disco já ocupam quase toda a lista dos 20 brinquedos mais vendidos na Amazon.

E claro que o Peixe Urbano abraçou a causa, disponibilizando o produto com desconto para seus usuários. O nosso tem até luzinha que pisca!