5 motivos para fazer uma viagem bate e volta

viajante na estação para viagem bate e volta

Para quem vive com o pé na estrada – ou os pensamentos, já que nem sempre agenda e orçamento permitem –, qualquer motivo é bom o suficiente para viajar. Você não precisa de férias para escapar da rotina, basta um fim de semana ou um feriado prolongado! Uma viagem bate e volta é a melhor cura para o estresse.

Se você já está de mochilão pronto para viajar e só precisa de uma desculpa, inspire-se com a gente:

1. Shows e festivais

Sua banda favorita vai tocar na cidade ou estado vizinho? Aquele festival vai reunir várias bandas internacionais? Ou você só quer uma farra com amigos e boa música? Fique de olho na agenda de shows da sua região e não pense duas vezes: bons artistas merecem o esforço de deslocamento de seus fãs. Pode juntar sua caravana e tietar!

2. Fuga romântica

Trabalho, estudos e afazeres podem tomar bastante tempo de um casal…as semanas passam e vocês não conseguem um tempinho para curtir a dois. Mesmo quando estão livres de compromissos, são os amigos ou parentes que cobram a presença nos mais diversos eventos. Às vezes, a melhor solução é uma viagem romântica para um destino sossegado, com chalé, lareira e passeios gostosos.

3. Ar puro no meio do mato

Pé descalço na grama, banho de cachoeira, trilhas, céu estrelado… esse contato com a natureza vai ajudá-lo a repor as energias, principalmente se você vive em grandes centros urbanos. E tá liberado desligar o celular.

4. Visita a amigos e parentes

Todo mundo tem um amigo que se mudou ou um parente que mora a alguns quilômetros de distância. Que tal tirar um fim de semana para visitá-lo? Além de matar as saudades, você sai da sua rotina e curte programas diferentes. Nada como aproveitar uma cidade desconhecida com um habitante local para indicar bons roteiros e fugir das furadas.

5. Tempo só para você

Não precisa ser como a Reese Witherspoon no filme “Livre”, mas uma viagem sem acompanhantes pode ser perfeita para botar os pensamentos em dia ou se conhecer melhor. Escolha uma paisagem e bote o pé na estrada sem olhar para trás. A experiência é tão gratificante que você vai querer repetir.


Ainda não sabe o destino?

Não importa a cidade de origem, de Norte a Sul do país você encontra roteiros perfeitos para uma viagem bate e volta:

  • O Nordeste é repleto de praias paradisíacas, como Porto de Galinhas e Tamandaré, em Pernambuco; Praia do Forte e Itaparica, na Bahia; Maragogi, ou Praia do Gunga no Alagoas; Praia de Pipa e Baía Formosa, no Rio Grande do Norte; Canoa Quebrada e Jericoacoara, no Ceará; entre muitas outras.
  • As dicas para o Norte são Alter do Chão, Ilha de Marajó e Ilha do Algodoal, no Pará; ou Parque Nacional da Serra do Divisor, no Acre.
  • No Centro-Oeste, você pode conhecer Pirenópolis ou as trilhas e cachoeiras da Chapada dos Veadeiros, em Goiás; outra sugestão é Alta Floresta, no Mato Grosso.
  • O Sudeste tem diversas opções de destino para uma viagem bate e volta, como a Região dos Lagos e a Região Serrana, no Rio de Janeiro; Ilhabela, Serra da Mantiqueira e Brotas, em São Paulo; Guarapari, no Espírito Santo; além dos destinos já sugeridos para bate e volta em Minas Gerais.
  • No Sul, você pode fazer a clássica viagem para Gramado e Canela, ou conhecer as praias de Tramandaí, no Rio Grande do Sul; em Santa Catarina, aproveite a natureza em Laguna ou Guarda do Embaú.

Agora é só deixar um bilhete para a família e pegar a estrada! Confira esses e outros destinos no Peixe Urbano.