8 motivos para viajar para Porto Seguro

A cidade no sul da Bahia combina história, beleza natural e muito agito para quem curte praia e ritmos baianos. A região também oferece ótimas opções para quem busca paz e tranquilidade. Confira os motivos para conhecer Porto Seguro!

Porto Seguro Bahia

1. O primeiro destino na Costa do Descobrimento

A cidade fica na Costa do Descobrimento, região que marca a chegada dos portugueses ao Brasil. O Centro Histórico é um passeio no tempo, com casinhas, igrejas e museus, além do famoso farol. Porto Seguro conserva importantes monumentos e construções, como o Marco Zero do Descobrimento e a Igreja de Nossa Senhora da Pena. Boa parte da cidade foi tombada como patrimônio histórico nacional.

2. Praia e axé em Porto Seguro

A Praia de Taperapuã é a mais badalada da cidade, com uma paisagem de água cristalina convidativa para passar o dia inteiro. É lá que ficam as famosas barracas Tôa-Tôa, Axé Moi e Barramares, que oferecem uma intensa programação musical no verão. Barramares é muito conhecida pelo luau que acontece às quartas, com música baiana e som eletrônico, além de deliciosas comidas.

3. Vida noturna

A Passarela do Descobrimento – mais conhecida como Passarela do Álcool – é o principal ponto de encontro noturno, com barracas de bebidas, artesanato, bares e restaurantes. O programa é para todos os públicos, atraindo inclusive famílias com crianças.

4. Praias mais sossegadas

A Praia do Mutá fica a 14km do centro, sendo o destino perfeito para fugir do agito. De lá, partem passeios de barco para Coroa Alta, um banco de corais onde o mar calmo forma piscinas naturais na maré baixa, com peixes e água cristalina. Coroa Vermelha é uma praia ainda mais tranquila, onde foi rezada a primeira missa no Brasil. O visitante encontra piscinas naturais, recifes e areia branca, além de quiosques e lojas de artesanato.

5. Atrações para aproveitar com as crianças

Porto Seguro é um destino ideal para viajar com crianças. A Ilha dos Aquários fica entre Porto Seguro e Arraial d’Ajuda, com programação infantil, aquários, bares e restaurantes, além de shows e pista de dança para os adultos. Outra ótima opção para levar as crianças é o Arraial d’Ajuda Eco Parque, um parque aquático em frente à lindíssima praia de Mucugê. São diversas atrações, como toboáguas, piscina de ondas, rio com correnteza, tirolesa, arvorismo, escalada e rapel.

6. Ecoturismo em Porto Seguro

A cidade é um ótimo destino para quem busca contato com a natureza, com trilhas ecológicas, mergulho e outras atividades. O Parque Marinho de Recife de Fora fica a 45 minutos de escuna a partir de Porto Seguro. Lá é possível mergulhar e ver peixes, tartarugas e corais, entre outras espécies. Já o Parque Nacional do Pau-Brasil abrange 19 mil hectares de Mata Atlântica, com seis trilhas para trekking, ciclismo e passeios, áreas para piquenique, mirantes, cachoeira e a maior população da árvore que deu nome ao país.

7. Reserva indígena

Para quem busca uma aproximação ainda maior com as nossas raízes, a Reserva Pataxó da Jaqueira fica a 12km do centro de Porto Seguro, em meio à Mata Atlântica. A tribo reúne famílias de índios Pataxós, que recebem visitantes para um encontro multicultural, com palestra interativa, demonstrações da vivência indígena e valorização da preservação ambiental.

8. Outras praias para conhecer no Sul da Bahia

Aproveite a viagem a Porto Seguro para conhecer outras praias imperdíveis na região, como Arraial d’Ajuda, Trancoso, Caraíva e a Praia do Espelho.

  • Arraial d’Ajuda é uma charmosa vila de pescadores, com paisagem paradisíaca, ruas coloridas e centro histórico. O visitante encontra bares, restaurantes e artesanato, além do burburinho noturno. A partir de Porto Seguro, é possível chegar de balsa em apenas 10 minutos, atravessando o rio Buranhém.
  • Trancoso foi um paraíso hippie nos anos 70, preservando suas belas praias e o bucólico Quadrado, a praça central sem asfalto e iluminação pública, cercada por casinhas coloridas e uma igreja ao fundo. Já é possível encontrar pousadas e restaurantes mais sofisticados na região.
  • Caraíva é uma vila parada no tempo, sem automóveis ou sinal de celular, ideal para curtir o estilo rústico das ruas, caminhadas na areia, passeios de barco e um animado forró que se estende madrugada adentro.
  • A Praia do Espelho abriga falésias e um mar que reflete o céu, fazendo jus ao nome. Um pequeno paraíso no sul da Bahia, com paisagem rústica, águas azuis e piscinas naturais.

Confira os pacotes de viagem disponíveis no Peixe Urbano!