10 Itens para checar no carro antes de viajar

check up no carro

Malas prontas para viajar no feriado? Antes de pegar a estrada, faça um check up no carro e evite contratempos no trajeto. Afinal, todo mundo quer ter uma boa história de viagem para contar, mas ela não precisa envolver carro quebrado no acostamento ou sua segurança em risco.

✔ Pneus

Verifique se os pneus estão em boas condições para rodar, inclusive o estepe. Pneus carecas comprometem a estabilidade do veículo e são um risco ainda maior em caso de chuva. Ao checar a calibragem, consulte no manual do carro a pressão adequada, que pode variar conforme a quantidade de pessoas no veículo. Também é importante fazer o rodízio periódico, que promove o desgaste regular entre os pneus, aumentando a vida útil da borracha.

✔ Rodas

Procure amassados nas rodas de ferro, principalmente se você costuma circular por vias com buracos e irregularidades. Lembre-se de que o balanceamento das rodas e o alinhamento da suspensão devem ser feitos a cada 10 mil quilômetros rodados. Vibrações no volante ou direção desalinhada (quando o carro puxa para um dos lados) são indicativos de que você deve antecipar essa revisão.

✔ Óleo e filtro

Para um bom desempenho do motor, verifique o nível de óleo, a cor (deve ser clara e fluida) e o prazo de validade (se estiver próximo, você pode antecipá-lo para a viagem.). O filtro de óleo deve ser trocado periodicamente, conforme estipulado pelo fabricante, garantindo melhor rendimento do combustível.

✔ Fluido de transmissão

Deve ser checado de forma similar ao óleo, usando uma vareta para verificar se o fluido está limpo e sem flocos de metal. O fluido de transmissão mantém o bom funcionamento das engrenagens do carro.

✔ Bateria

Você vira a chave do carro e… nada acontece. É nesse momento que você se lembra da existência da bateria, que também precisa de revisão. Verifique a carga antes de viajar.

✔ Radiador

A água do radiador mantém a temperatura do motor e evita o aquecimento. Deve estar sempre no nível adequado, a fim de evitar a cena clássica do carro parado com o capô aberto e o motor fervendo. Fique atento ao prazo de troca do fluido de arrefecimento, assim como o tipo recomendado pelo fabricante.

✔ Luzes

Para sua segurança e dos outros motoristas, certifique-se de que todas as lâmpadas estão funcionando: luzes de freio, ré, faróis e lanternas. Você pode ser multado por dirigir com lâmpadas queimadas, além de ser perigoso, principalmente à noite ou em lugares com neblina.

Freios

O sistema de freios deve ser revisado a cada 10 mil quilômetros rodados ou quando houver alguma irregularidade, como ruídos, trepidações, perda de eficiência ou pedal duro. É necessário checar o nível do fluido de freios e possíveis vazamentos.

✔ Limpador de para-brisa

Outro item que você só lembra que existe quando precisa usar – no caso, no meio de um temporal, quando a visibilidade está comprometida. Confira se as lâminas e as borrachas estão em bom estado e se os encaixes estão seguros.

✔ Ferramentas e acessórios

Mesmo com a revisão em dia, esteja preparado para imprevistos. Confira se os acessórios de emergência estão no carro, em bom estado: triângulo, chave de roda, macaco, estepe e extintor, que deve estar dentro do prazo de validade.


Alguma pendência no seu checklist? Confira os serviços automotivos disponíveis no Peixe Urbano!