Pet lovers: cuidados (nada básicos) com animais

Chamar o pet de filho e o veterinário de pediatra. Projetar emoções humanas naquele olhar expressivo de fome. Conversar com o cachorro durante o passeio. Entrar no petshop para comprar ração e sair da loja com roupinhas e brinquedos.

Essas situações acontecem – com maior ou menor frequência – na vida de quem divide o teto com animais de estimação. Enquanto alguns hábitos refletem o cuidado com os pets, outros podem beirar o exagero. A linha é tênue, mas quando se trata de nossos companheiros de quatro patas, não medimos esforços para garantir seu bem-estar.

A seguir, alguns serviços e produtos que você nem imagina que existem.

Babá

Não é hotel, nem passeador de cães. É um serviço de babá em domicílio para fazer companhia ao seu amigo enquanto você está trabalhando. Existe até curso de pet sitter profissional para desenvolver habilidades com pets, desde interações simples até soluções para emergências.

Escolinha

Um espaço para deixar o cachorro durante a semana, com atividades diversas ao longo do dia. Brincadeiras e exercícios estimulam o desenvolvimento do animal, além de proporcionar o contato com outros cães. Também é uma solução para “gastar” energia fora de casa.

Pet book

De olho no nicho de pet lovers, alguns fotógrafos se especializaram em registrar animais de estimação. As fotos são feitas em casa ou ao ar livre, com brinquedos e acessórios, ao lado dos donos – como o cliente preferir (e o bichinho permitir). Os álbuns estão disponíveis em modelos simples ou de luxo, e podem incluir fotos antigas do acervo pessoal.

Terapia

O serviço é feito em casa, observando a conduta dos animais e seus humanos, e a interação entre eles. O terapeuta procura identificar as origens do mau comportamento para então corrigi-lo, com o envolvimento dos donos.

Academia para cachorros

Os cachorros não escaparam da tendência fitness. Para perder os quilinhos extras, o animal passa por uma avaliação física, seguida de orientação nutricional e plano de exercícios (por exemplo, caminhada em esteira, hidroginástica e alongamento).

Acupuntura veterinária

Os animais podem se beneficiar da técnica chinesa de maneira similar aos humanos. A aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo tem como objetivo restabelecer o equilíbrio do organismo, podendo ser usada no tratamento de doenças músculo-esqueléticas, por exemplo.

Salão de beleza

Seu cãozinho pode ter um dia de beleza para cuidar dos pelos e unhas. A lista de serviços é grande e bastante inusitada: manicure, unhas postiças, tosas especiais, penteados, clareamento de pelos, hidratação, escova de chocolate, tintura, banho de ofurô, entre outros. Os salões garantem que os produtos são próprios para uso animal e não prejudicam a saúde do seu bichinho.

Party animal

Seu amigo de quatro patas merece uma festinha com buffet especial, incluindo bolo de ração, brigadeiro de carne moída e outras guloseimas caninas. Os serviços de festa podem incluir ainda decoração, atividades em grupo e lembrancinhas (comedouros personalizados ou ossinhos mastigáveis, por exemplo).

Pet motel

Cachorros podem não parecer os seres mais recatados do mundo, mas tem dono que prefere dar privacidade ao animal na hora de acionar os contatinhos. Alguns estabelecimentos reproduzem até a decoração temática, com espelho no teto, paredes vermelhas, ofurô, brinquedinhos para apimentar a relação. Outros oferecem serviços complementares, como sala de recuperação, day care, serviço de táxi e café da manhã.

Dog Beer

A boa notícia para os cachorros mais tímidos é que a Dog Beer pode ajudar com o empurrãozinho necessário no pet motel! Brincadeiras à parte, a bebida é produzida com água, malte e carne, mas não é fermentada, ou seja, não é alcoólica e nem gaseificada. Outra opção de petisco líquido é o Dog’s Wine, encontrado no sabor carne (sem uva).

***

Se inspirou para cuidar do seu pet? Dá uma olhada nos produtos e serviços disponíveis no Peixe Urbano!