Pratos típicos para celebrar o Ano Novo Chinês, o ano do Porco

O Ano Novo Chinês, que desta vez é dedicado ao Porco, – dando adeus ao ano do Cão -, começou oficialmente em 5 de fevereiro e vai até 25 de janeiro de 2020. Acredita-se que o 12º símbolo do horóscopo chinês carrega energia de prosperidade e traz boa sorte às pessoas. A comemoração chinesa já se tornou tradição no Brasil, principalmente em São Paulo. A festa é celebrada com muita música, danças e, claro, com comidas típicas. Por isso, selecionamos alguns pratos que não podem ficar de fora do cardápio e são encontrados nos restaurantes mais próximos de você. Confira!

Carne de porco

A carne de porco é o carro-chefe do Ano Novo Chinês. Isso porque, assim como os brasileiros, os chineses acreditam que comer carne de porco na ceia da virada atrai prosperidade, já que trata-se de um animal que fuça para frente. Ao contrário da carne de ave, prato comum na noite de Natal que, segundo a superstição, traria má sorte porque cisca para trás.

Gyoza

O prato típico da culinária chinesa, que também se difundiu no Japão e em vários países asiáticos, é outra delícia que não pode ser esquecida na comemoração de ano novo. Recheado com vegetais ou carne, principalmente, suína, o guioza é uma espécie de pastel preparado com massa fina, e pode ser feito na chapa ou apenas no vapor.

Chop Suey

Considerado um dos pratos chineses mais conhecidos no Brasil, o chop suey consiste em arroz cozido rapidamente com legumes e pedaços de carnes (bovina, frango, camarão ou porco). Não vai querer deixar essa maravilha de fora da sua mesa, certo?

Peixe

O peixe (!) é outro prato tradicional no Ano Novo Chinês. Isso porque, para os chineses, a palavra peixe soa como a palavra excedente. O prato, geralmente, é servido no fim da refeição como sinal de ganho extra, boa sorte e fartura para o próximo ano.

Difícil escolher qual dessas delícias é a mais saborosa! Que tal aproveitar os descontos do Peixe Urbano para experimentar todas elas nos restaurantes pertinho de você?