Saiba como economizar e comprar com segurança na Black Friday

Black Friday

Quem é que não ama os descontos incríveis da Black Friday? Além de ótimas oportunidades em preços, a data é perfeita para quem quer antecipar as compras de Natal ou trocar os aparelhos eletrônicos e os eletrodomésticos. Que tem muita coisa boa no maior evento do e-commerce mundial todo mundo sabe. Mas é preciso ter muita atenção na hora de fazer as compras on-line para não cair em golpes. E para que você tenha sucesso em suas aquisições, a equipe do Peixe Urbano selecionou algumas dicas de como evitar fraudes e aproveitar a data com segurança. Confira.

Antivírus

Antes de iniciar qualquer processo de compra pela internet, você deve verificar se o seu telefone está protegido com antivírus atualizado. O mesmo vale para tablets, notebooks ou computadores.

Página confiável

Preste atenção ao campo de endereço do site. Confira se a página possui a sigla “https” e apresenta um cadeado fechado. O ícone mostra que o site é de confiança.

Selos e certificados de segurança

Outra dica é verificar os selos e certificados que atestam a confiança e credibilidade dos sites. Eles são concedidos por entidades e empresas que verificam uma série de requisitos em lojas online, desde avaliação dos consumidores a critérios de segurança nas transações. O Peixe Urbano, por exemplo, tem Medalha de Ouro o E-bit, empresa que avalia a experiência de compra do consumidor online. A certificação classifica a satisfação dos clientes da plataforma em mais de 80%.

Links por mensagens

Caso o link recebido via SMS, Facebook, WhatsApp, entre outros meios, seja desconhecido, desconfie. Não compre nada antes de conferir no site oficial da loja. Também não passe dados pessoais nem bancários para terceiros. Ainda que a página seja conhecida e segura, nunca faça compras através de computador de outras pessoas ou que conte com rede de internet pública, como em lan house, por exemplo.

Priorização

Para não se perder na lista de desejos, é importante organizar os produtos por ordem de prioridade. Pode ser que você encontre um produto com um desconto agressivo ou que pareça uma oportunidade imperdível, mas que nem aparecia na sua lista. A dica é planejar o orçamento disponível para o período, estipulando os gastos à vista e parcelado, de acordo com as finanças pessoais.

Ofertas “metade do dobro do preço”

O consumidor brasileiro já está mais atento e não cai tanto no velho “compre pela metade do dobro do preço”, mas não custa reforçar. Para que você não seja levado pela euforia da Black Friday, é importante ter em mente o que pretende comprar, para monitorar o preço dos produtos com antecedência. Assim, você vai saber se o desconto oferecido é realmente vantajoso.

Direito de Arrependimento

Fazer uma compra e se arrepender é uma situação mais comum do que parece. Tanto que está prevista no Código de Defesa do Consumidor, conhecida como o direito de arrependimento. Ele assegura ao consumidor o direito de desistir da compra no prazo de 7 dias a partir da transação ou do recebimento do produto ou serviço.

Mas vale lembrar que o direito de arrependimento não se aplica a compras feitas dentro do estabelecimento comercial. Nesse caso, o cliente só poderá pedir a devolução do dinheiro se o produto tiver defeito que não seja reparado no prazo de 30 dias.

Cadastre-se nos sites

Quem já comprou na Black Friday sabe que a internet vai à loucura nesse período. Muitos sites não dão conta da quantidade de acessos, e o processo de compra se torna um pouco mais difícil. Uma dica para sair na frente é se cadastrar nas plataformas com antecedência, isso vai agilizar a finalização da compra. Igualmente importante é saber as senhas em cada site.

Algumas empresas anunciam o horário em que as ofertas vão entrar no ar ou colocam um contador no site, informando quanto tempo falta para a campanha. Fique atento a essas informações para aproveitar as melhores oportunidades.

Entrega dos produtos

Como uma empresa de marketplace, conhecemos o desafio de garantir a entrega dos produtos no prazo estipulado. Por isso, o Peixe Urbano possui uma integração com o sistema dos Correios que permite que você saiba em tempo real a situação da sua encomenda e se atualize a cada etapa da entrega.

Siga o rastro

Aqui no Peixe Urbano, logo após a sua compra, os dados do seu pedido chegam aos nossos Parceiros para que eles preparem a entrega. Assim que o seu produto for postado nos Correios, você poderá rastreá-lo através do código que enviamos por e-mail. Ele também fica disponível na sua conta (minhas compras) pelo site ou pelo app.

Para acompanhar a entrega pelo site, você pode:

  • Acessar “Meus Cupons”.
  • Abrir o cupom da compra que deseja acompanhar
  • No detalhe do cupom, clicar em “Rastrear Pedido”

Caso seu pedido já possua código de rastreio, os dados da entrega serão exibidos e você poderá acompanhar as mudanças de status da entrega.

E enquanto a Black Friday não chega, acompanhe os aperitivos  do Peixe Urbano!

Veja também:

Black Friday em 5 passos: Saiba como se preparar com antecedência