Saiba como proteger seus lábios no inverno

Quem nunca ficou com os lábios ressecados, principalmente no inverno? Pode não parecer, mas a região é uma parte do corpo muito sensível e merece todos os cuidados possíveis e em todas as estações do ano. Isso porque a pele da boca é uma semimucosa, ou seja, um tecido bem fininho e que não tem elasticidade nem queratina, proteína impermeabilizante fundamental para a proteção cutânea. 

Por isso, a região fica bem mais exposta a ressecamentos e rachaduras. Para evitar problemas como esses, confira as dicas de cuidados que a equipe do Peixe Urbano selecionou você deixar seus lábios mais bonitos:

Hidratação

Assim como qualquer outra parte do corpo, a pele da boca também sofrem com ressecamento, inflamações e envelhecimento precoce. Não tem jeito, o melhor remédio contra esses problemas é prevenção. Alguns produtos são ideais para isso. Confira: 

  • Lip balm: previne o ressecamento e melhora o aspecto da pele. Sua fórmula costuma conter substâncias como manteiga hidratante, colágeno, óleo, oxidante e vitamina E.
  • Batom: ajuda a proteger a pele do ressecamento. Isso porque forma uma camada que impede a evaporação da água, comum no inverno, devido à queda da umidade do ar.
  • Gloss: é mais para dar brilho do que hidratar, porém, também auxilia na proteção da pele contra o ressecamento.
  • Vaselina: a substância também gera uma película protetora e ajuda na hidratação.
  • Pomada cicatrizante: só deve ser usada quando os lábios estiverem feridos ou rachados. Fica a dica!

Esfoliação

A esfoliação ajuda na remoção das células mortas e peles soltas da boca. Por isso, o ideal é fazer o procedimento nos lábios pelo menos uma vez na semana para deixar a região mais lisa e uniforme. Mas cuidado com os exageros para não causar ferimentos.

Proteção

Assim como as outras partes do corpo, os lábios também sofrem com os danos causados pela exposição solar podendo levar ao surgimento de manchas, rugas, ressecamento e até mesmo câncer de lábios. Por isso, é extremamente importante a aplicação de protetores labiais, com fator de no mínimo 30 FPS, a cada duas horas. 

Dicas extras: 

Não deixe de beber água

Uma das principais causas do ressecamento labial é a desidratação. Então, a dica é fazer a ingestão de no mínimo dois litros de água por dia. Além de ajudar a manter a pele da sua boca hidratada, fará muito bem para todo o restante do seu corpo. 

Evite lamber os lábios

Ficar passando a língua nos lábios deixa eles ainda mais ressecados. Isso porque, segundo especialistas, a saliva tem um pH mais ácido, o que pode até provocar rachaduras na pele. Então, nada de ficar lambendo os lábios.  

Nada de truques 

Produtos como silicone para cabelos, vaselina ou hidratante corporal jamais devem ser aplicados na boca. Truques caseiros podem prejudicar ainda mais a situação. Tanto para prevenção quanto para tratamento opte cosméticos apropriados para a região. Você não vai querer que um probleminha vire um problemão, certo?

Viu como é possível manter os lábios hidratados mesmo no inverno? Então aproveite e confira também as ofertas de beleza do Peixe Urbano para você ficar ainda mais incrível.