Sono de qualidade: 10 dicas para dormir bem

O sono ocupa – ou deveria ocupar – cerca de 1/3 da sua vida, sendo a principal fonte de recuperação de energia par você botar a cara na rua e encarar a rotina. Alguns mitos transitam no imaginário popular quando falamos do assunto. Você já deve ter ouvido que…

Plantas no quarto fazem mal à saúde

(A quantidade de oxigênio consumida é inofensiva, não vai faltar ar para você. Inclusive, algumas espécies melhoram a qualidade do ar e beneficiam o sono.)

O consumo de bebida alcoólica antes de ir para a cama ajuda a adormecer

(A gente bem queria, mas não.)

Os benefícios do sono de qualidade

Em meio às mais criativas lendas urbanas e fatos alternativos, estudos científicos já comprovaram os benefícios do sono para a saúde física e mental. Confira alguns deles:

  • O hormônio do crescimento (GH) é liberado durante o sono. Dos 25 anos em diante, esse hormônio proporciona maior disposição, contribui para a eliminação de gordura e reduz a fragilidade dos ossos. Também colabora com a renovação dos tecidos, melhorando a aparência da pele.
  • Hormônios da saciedade são regulados durante o sono, o que ajuda a controlar o apetite, prevenindo contra a obesidade.
  • Uma boa noite de sono combate a hipertensão, uma vez que a frequência cardíaca é reduzida, mantendo a pressão arterial equilibrada.
  • O sistema imunológico também se beneficia, pois o estresse ou cansaço intenso decorrente da privação do sono reduz algumas células de defesa do corpo.
  • No estágio mais profundo do sono, o REM (sigla em inglês para rápido movimento dos olhos), ocorre ainda a consolidação da memória e do aprendizado.

No entanto, para algumas pessoas, uma noite restauradora pode ser tão difícil de alcançar quanto ganhar na loteria. Você pode não saber que está se sabotando, mas alguns hábitos afastam o tão sonhado sono de qualidade. 

homer simpson insone

“Não consigo dormir. Vou morrer.”

10 dicas para dormir bem

  1. Tenha horários regulares para dormir e acordar, considerando que o período de sono ideal varia de pessoa para pessoa. Criar uma rotina para a hora de dormir ajuda a induzir o sono.
  2. Não consuma álcool, café, chás e refrigerantes com cafeína  próximo ao horário de dormir. À noite, prefira alimentos de fácil digestão e não exagere nas quantidades.
  3. Deite-se somente na hora de dormir e não leve trabalho para a cama. Caso não pegue no sono, levante-se e faça alguma atividade relaxante.
  4. Evite usar o celular, tablet ou notebook antes de dormir, pois a luz azul emitida pode desacelerar ou impedir a produção de melatonina, hormônio que regula o sono, interferindo no relógio biológico.
  5. Mantenha o quarto limpo, arrumado e confortável. O ambiente escuro e sem ruídos também favorece o sono de qualidade. Invista na cortina com blecaute, na máscara de dormir e tire a TV do quarto!
    ursinho pooh dormindo
  6. Um bom colchão pode mudar a sua vida. Confira os modelos disponíveis no mercado e encontre o mais adequado para você.
  7. Também é possível melhorar a qualidade do ar com um umidificador, ideal para o clima seco do inverno.
  8. Cochilos à tarde não são prejudiciais, desde que durem até 20 minutos, para não afetar o sono noturno. Trocar a noite pelo dia não é recomendado.
  9. A prática de exercícios físicos também é aliada para conseguir uma boa noite de sono.
  10. Não faça uso de medicamentos para dormir sem orientação médica.

Identificou o que você está fazendo errado? Coloque novos hábitos em prática e aproveite uma revigorante noite de sonZZZZ…

urso panda filhote dormindo