Tudo o que você precisa saber sobre sushi

Dia do Sushi

Reconhecida pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, a culinária japonesa é uma paixão nacional. E um dos destaques é o sushi, composto basicamente por arroz e peixe, além de temperos como shoyu (molho de soja) e wasabi (raiz forte). O prato, porém, sofreu algumas adaptações ao longo dos anos e ganhou novos ingredientes.

Assim como outras iguarias, o sushi é um dos queridinhos dos brasileiros e tem um dia dedicado a ele: 01 de novembro. E para você que, assim como a gente, adora essa delícia da gastronomia nipônica, a equipe do Peixe Urbano fez uma seleção de curiosidades sobre o prato. Confira:

Protagonismo do arroz

Sabia que o arroz nem sempre foi protagonista do sushi? Antigamente, lá pelo século VIII, ele era utilizado apenas para conservar o peixe. Antes da preparação, o cereal era descartado. Somente anos mais tarde passou a integrar o prato. Uma característica do arroz do sushi, no entanto, é que ele precisa ser temperado com um vinagre especial. Além disso, o ponto certo, segundo especialistas no assunto, é pegajoso e grudento para não desmoronar antes de chegar à boca.

O salmão

Os peixes sempre fizeram parte da culinária japonesa. Porém, o salmão só entrou em cena no Japão na década de 80, apresentado pelos noruegueses. Só depois disso, ele começou a ser usado em sushis e em outras preparações japonesas.

Variações do sushi

São diversas as variedades do prato. O temaki, por exemplo, é um sushi, só que em formato de cone. Também tem outras opções como hosomaki (rolinhos finos), makizushi (sushi enrolado), futomaki (rolinhos grandes), kappamaki, tekkamaki, uramaki (enrolado ao contrário), nigirizushi (sushi feito à mão), além do chirashi, arroz com peixe em cima servido em uma tigela.

Dedos em vez de hashis

Mesmo que muitos considerem falta de educação, o uso das mãos é o indicado na hora de degustar o sushi. É isso mesmo. Na cultura japonesa, a iguaria deve ser pega com os dedos e comida em uma única mordida. Mas e os hashis? Os famosos pauzinhos da gastronomia japonesa só devem ser utilizados para sashimi, fatias de peixe cru somente. (A gente também não sabia dessa)

Precursor dos fast-foods?

Todo mundo associa os fast-foods (comidas rápidas) a hambúrguer. Mas acredita-se que o termo pode ter surgido por causa do sushi. Isso porque no Japão, no início de 1800, o prato passou a ser servido em larga escala e em um intervalo pequeno de tempo. Para preservar o peixe, ele era marinado em molho de soja. Nesta mesma época, outros estabelecimentos da região também começaram a oferecer opções mais práticas e baratas que alimentos feitos em casa.

Adaptações

Os makizushis, versão dos sushis, que levam arroz na parte externa e algas na parte interna surgiu nos Estados Unidos. É por isso que recebe o nome de California Roll. Ele contém, principalmente, pepino, kani kama e abacate, que foi outro ingrediente acrescentado ao prato pelos americanos. O hot philadelphia também foi criado em território americano, mas por um sushi-man japonês.

E aí, se surpreendeu com as curiosidades sobre essa maravilha Made in Japan? Se você também ficou com água na boca, corra e aproveite as ofertas de sushi do Peixe Urbano.

Leia mais:

Cozinha japonesa além da mesa

Crianças no restaurante japonês: quando levar e o que pedir?