Tudo que você precisa saber sobre Gramado

Gramado

Um dos principais destinos no inverno, Gramado tem clima de cidade europeia, com muita influência alemã e lugares que lembram a Suíça e a Itália. A região anualmente é sede do Festival de Cinema e também se destaca pelos restaurantes e parques exuberantes.

A produção de vinho e de chocolates, a mesa farta, o moinho colonial e a natureza encantadora transformam o passeio pelo município da Serra Gaúcha em um momento inesquecível. As atrações são diversificadas e para públicos de todas as idades.

Deu vontade de conhecer Gramado? Então não deixe de conferir as dicas que nós do Peixe Urbano selecionamos o que você precisa sobre a  cidade gaúcha:

COMO CHEGAR

De avião: Gramado fica a cerca de 115 km do o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. Para completar o trajeto, as opções são contratar um serviço de transfer, alugar um carro, utilizar o serviço de algum aplicativo de transporte ou, se preferir algo mais em conta, pegar um de ônibus de linha regular que passa pelo terminal. Outra sugestão é ir pelo Aeroporto Regional de Caxias do Sul. De lá para Gramado são aproximadamente 70 km. O valor da passagem é um pouco mais caro, mas compensa pela distância mais curta.  

De ônibus: A Rodoviária Municipal de Gramado recebe passageiros de várias regiões do país e fica no centro da cidade.

De carro:  São várias as opções para chegar a Gramado de carro. Por isso, antes de seguir viagem, a dica é fazer uma pesquisa do melhor caminho para botar o pé na estrada.

ONDE FICAR

Escolher a hospedagem é um dos principais itens na hora de programar a viagem. Portanto, é preciso pesquisar bastante para não se arrepender depois. Para quem pretende conhecer Gramado, a cidade tem uma ótima estrutura hoteleira, com acomodações para todos os tipos de viajantes. Confira as ofertas de hotéis na região.

ONDE COMER

São inúmeras as opções de lugares para comer em Gramado. Tem sugestões para todos os paladares, como comida japonesa, massas, peixes, entre outros. Além disso, a região é conhecida pelos famosos fondues e pelas gastronomias alemã, suíça, italiana e, sem dúvidas, a gaúcha. Veja as nossas dicas de restaurantes.

O QUE FAZER

Além de maravilhosos restaurantes, a cidade de Gramado é rica em belezas naturais e tem atrações incríveis. Durante o dia, os visitantes podem admirar as cachoeiras exuberantes da região, o Lago Negro, andar de pedalinho, fazer um passeio de Maria Fumaça ou ir até a Rua Coberta, considerada a mais charmosa do Brasil.

Se for viajar com as crianças, as sugestões são a Aldeia do Papai Noel; o Mini Mundo, com maquetes em miniatura de vários pontos turísticos do planeta;  o Snowland, primeiro parque temático de neve indoor das Américas; o Parque Terra Mágica Florybal; o Dreamland, um complexo que reúne museu de cera e de carros antigos; e o Alpen Park, ideal para aventureiros.

Outra dica é conhecer o Mundo do Chocolate, que conta com uma Torre Eiffel esculpida com o tradicional chocolate de Gramado. A partir de outubro também começam os espetáculos do Natal Luz, que movimenta a cidade até o fim do ano.

Quando visitar

O ano todo. Isso porque Gramado tem atrativos para turistas em qualquer estação. Porém, as temporadas mais procuradas são a de inverno, quando os termômetros chegam a marcar temperaturas abaixo de zero, podendo nevar; e a de dezembro, época em que as apresentações do Natal Luz ganham destaque.

E aí, ficou com vontade de viajar para Gramado? Então aproveite as nossas ofertas e conheça a linda cidade da Serra Gaúcha.