Ushuaia: Viaje para o “Fim do Mundo”

viagem para ushuaia

Já pensou em ir até o fim do mundo? O Ushuaia, conhecido como a “cidade do fim do mundo”, está situado na Ilha Nacional da Terra do Fogo, no extremo sul da Argentina. Para quem pretende se aventurar por essas bandas, reunimos dicas para explorar a cidade.

Para iniciar suas andanças na capital da Terra do Fogo, comece fazendo o reconhecimento da cidade. Uma caminhada pela orla no Canal de Beagle permite uma visão incrível da Cordilheira dos Andes e do Porto de Ushuaia, onde fica a legendária placa “fin del mundo”.

Resultado de imagem para fim do mundo ushuaiaReprodução/Brasileiros por Buenos Aires

Gastronomia no Ushuaia

A cidade tem um grande circuito gastronômico. A culinária tradicional local é baseada em frutos do mar, como a centolla – uma espécie de caranguejo gigante – e a merluza negra, além de mariscos e trutas. Para amantes de carne, o assado de cordeiro é imperdível. Não deixe de experimentar também os deliciosos chocolates e geleias da região.

Canal de Beagle

O passeio de barco no estreito de Beagle é uma das grandes atrações da cidade. O canal faz a divisa entre a Argentina e o Chile, além de ligar o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico. O passeio, que dura cerca de três horas e passa pela llha dos Lobos Marinhos, pela Ilha dos Pássaros e pelo Farol Les Eclaireus, pode ser comprado em agências locais de turismo.

Parque Nacional Terra do Fogo

O parque está localizado a 11km de distância do Ushuaia e é possível chegar lá de trem ou catamarã. O ideal é passar o dia todo no parque para explorar suas trilhas, como a Senda Costanera, Laguna Negra, Circuito Las Lengas, além da Baía Lapataía e o Lago Roca.

Museu Marítimo e Presídio

No antigo presídio funciona hoje o Museu Marítimo. O museu traz um pouco das histórias das primeiras expedições na região, dos navios que por ali passaram, instrumentos náuticos e muitas histórias interessantes. O local ainda abriga o Museu do Presídio, o Museu Ártico e o Museu de Arte Marinha.

Isla Martillo

Invadida por pinguins entre novembro e março, a ilha é uma das atrações mais disputadas do Ushuaia. A dica é se programar com antecedência, pois somente uma agência da região faz esse passeio.


Preparado para o frio e grandes aventuras? Reserve agora seu pacote de viagem e descubra o que o fim do mundo tem de melhor.

Aproveite para conferir nossas dicas para a sua primeira viagem internacional.