9 empreendedores explicam como organizar e tornar seu tempo mais produtivo (Startse -InfoMoney)

Por Júlia Miozzo

Planejamento, organização e eficiência são algumas das atitudes necessárias para ser produtivo e conseguir conciliar a vida pessoal e profissional

startse

SÃO PAULO – Tornar o tempo mais produtivo é um desafio difícil a ser superado. Isso, se somado à necessidade de equilibrar a vida profissional com a vida pessoal, fica mais difícil ainda.

Para empreendedores, esse desafio é duplo: como conseguir fazê-lo e, ainda assim, fazer com que a empresa se mantenha saudável e em crescimento? Pensando nisso, empreendedores de startups reconhecidas e de sucesso separaram algumas dicas para gerir melhor o tempo:

Seja eficiente
O CEO da Seed Digital, Francisco Forbes, aponta que trabalhar muito é diferente de trabalhar bem. “Muitas vezes nos afogamos em muitas atividades simultâneas e deixamos de cumprir a rotina básica de um ser humano para dar espaço às atividades”, disse. “Comer, dormir e fazer pausas são compromissos como reuniões”, disse.

É ideal organizar sua vida e trabalho de maneira equilibrada.

Compartilhe tarefas
“Minha dica é compartilhar as tarefas com a equipe, delegar as demandas e automatizar, sempre que possível, o que for operacional. Assim, acaba sobrando mais tempo para participar de outras ações da empresa e para cuidar também do meu espaço social”, disse Alex Tabor, cofundador e CEO do Peixe Urbano.

Essas atitudes são fundamentais para ter uma operação eficiente e otimizar o tempo.

Organize-se já de manhã
É durante a manhã que você deve planejar todo o seu dia e organizar o que deve fazer.

“Sempre procuro acordar cedo e me atualizar de todos os compromissos que estão na minha agenda, tanto pessoais quanto profissionais”, apontou Rafael Heringer, cofundador do Jurídico Correspondentes.

Aproveite os momentos produtivos
Segundo Tomas O’Farrell, CEO da startup Workana, o período da manhã é o mais produtivo e é nele que devem ser concentradas as atividades mais importantes. Ele apontou que o ideal é evitar marcar reuniões ou ligações nesse período para ter o máximo de concentração possível.

Organize seu tempo
“Para mim, otimizar o dia a dia de trabalho está ligado a ser dono do seu próprio tempo. Porém, para conseguir isso, é preciso priorizar suas atividades e tarefas para depois organizar a agenda e o tempo”, explicou Robson Privado, diretor de marketing e produto da MadeiraMadeira.

O empreendedor também explicou que, para que isso seja possível, é preciso entender e acompanhar o momento que a empresa passa. “Se ela está muito no início ou em um momento crítico, não adianta querer ter um planejamento muito detalhado com diferentes objetivos ou metas”.

Planeje seu tempo e tarefas
Thiago Carvalho, CEO do GuichêVirtual, afirma que é preciso gerir o tempo de maneira a atender todos os clientes, sejam intermediários ou finais, sem criar nenhum problema.

“Para alcançar este objetivo, bloqueamos horas na semana em que nos dedicamos estritamente a pensar estratégias de inovação. E antes de fazer qualquer coisa, planejamos: obedecemos a máxima de que cada 10 minutos gastos no planejamento economizam uma hora na execução”, explicou.

Converse sobre a produtividade
“Acredito que a produtividade tem muito a ver com o envolvimento de cada um no planejamento do seu dia a dia e com o diálogo a respeito dele”, explicou Rodolpho Gurgel, CEO da Bidu Corretora de seguros. Ele também afirma que a comunicação com os gestores e cada equipe faz com que as pessoas fiquem mais próximas, a comunicação mais eficiente e os feedbacks mais eficazes.

Fonte: Startse, InfoMoney, 24/06/2016