Com fim da febre das compras coletivas, Peixe Urbano vira shopping de ofertas no celular (R7 Notícias)

Por R7 Notícias

O ano de 2013 está acabando, mas o modelo de comércio eletrônico das compras coletivas esgotou-se bem antes da última semana de dezembro. Como uma das principais referências entre os sites das compras vantajosas, o Peixe Urbano tratou de readequar seu negócio para não sumir junto com os milhares de sites do tipo que surgiram e desapareceram quando compra coletiva era febre na internet.

Em vez de oferecer as tentadoras compras impulsivas, o que já foi um dos primeiros e maiores sites do gênero agora funciona como um shopping virtual de ofertas. As promoções que duravam até 72 horas, hoje permanecem por semanas no ar e podem ser compradas por um único internauta.

Como parte do novo esquema, o Peixe Urbano resolveu usar o filão dos smartphones como isca. Segundo o presidente-executivo, Julio Vasconcellos, a empresa iniciou em 2013 um trabalho de serviço mobile no qual o consumidor das categorias de gastronomia e entretenimento podem comprar e usar imediatamente o cupom.

— Desde junho é possível comprar com a garantia de uso na mesma hora.

Implementada ao longo de 2013, a estratégia parece agradar o internauta e os parceiros da startup, pelo o que mostram os números. Ao longo dos últimos 12 meses, o Peixe Urbano triplicou o número de ofertas no ar e afirma ainda que aumentou a satisfação do cliente para o nível mais alto da história da empresa, fundada há quatro anos.

Segundo Julio, o Peixe faz sua pesquisa junto a clientes que passaram por alguma situação de descontentamento, uma vez que a pesquisa de satisfação é feita com a área de atendimento da companhia.

Como resultado, a empresa expandiu a receita líquida em 30% nos últimos 12 meses.

— O modelo evoluiu. A gente começou a empresa há quatro anos e o modelo era aquele (de compras coletivas). Ao longo do tempo a gente foi fazendo mudanças muito mais para atender os parceiros e os clientes.

Julio lembra que o modelo de oferta de compra coletiva dava muito certo quando o site estava no começou e tinha cerca de 20 mil clientes.

— Depois a pessoa ficava interessada por uma oferta, mas já era tarde. Já havia acabado.

Outra mudança no modelo de oferta do Peixe Urbano foi o valor do desconto. Ofertas com descontos menores que 50% agora são vistas no site, o que possibilita a oferta de produtos com margens mais apertadas e parceiros novos, uma vez que o site, para os vendedores, funciona como um canal de publicidade.

Para 2014, a empresa visa tocar o barco com uma maior variedade de produtos, melhor curadoria de ofertas e foco nas ofertas de usufruto imediato, cujas compras podem ser feitas via smartphone.

Fonte: R7 Notícias, Tecnologia e Ciência, 23/12/2013