Lista GQ: os pontos turísticos queridinhos de Hollywood

Redação GC

As paisagens costumam ser fatores determinantes na construção visual de um filme. Por isso é tão comum vermos “destinos carimbados” sendo representados em blockbusters. Com a ajuda do Peixe Urbano, listamos cinco destinos frequentemente usados como palco de lutas, aventuras e romances do cinema.

Rio


FilmesVelozes e Furiosos 5 e Crepúsculo: Amanhecer Parte 1

No quinto filme da saga Velozes e Furiosos, o Rio de Janeiro virou cenário de perseguições no meio do trânsito – ainda que boa parte das gravações tenham ocorrido na Costa Rica e em Porto Rico. No caso dos filmes com vampiros, as praias são cenário para a lua de mel de Bella ( Kristen Stewart) e Edward (Robert Pattinson).

Foz do Iguaçu

Filmes: Pantera Negra e Indiana Jones 

Cataratas do Iguaçu em cena de Pantera Negra (Foto: reprodução)

Pouca gente sabe, mas as Cataratas do Iguaçu aparecem em Pantera Negra. Mais especificamente em duas cenas: na reunião do conselho tribal e na proclamação de T’Challa, o Pantera Negra, como rei de Wakanda. No caso de Indiana Jones, o ponto turístico brasileiro teve grande importância no último filme da saga, Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, lançado em 2008.

Londres

Filme: Harry Potter

Plataforma 9 ¾, vista nos filmes de Harry Potter (Foto: reprodução)

Ainda que a cidade britânica tenha sido cenário de muitos filmes, como Sherlock Holmes, Orgulho e Preconceito, Peter Pan, 007, são os filmes de Harry Potter que movimentam o turismo por lá devido a pontos icônicos da saga, como a Plataforma 9 ¾, localizada no London King’s Cross.
 

Paris


Filmes: O Fabuloso Destino de Amélie Poulain 

Café dês 2 Moulins, visto em O Fabuloso destino de Amélie Poulain (Foto: reprodução)

No filme cult protagonizado por Audrey Tautou, a protagonista é vista frequentemente na cafeteria Café dês 2 Moulins. O estabelecimento se tornou um importante ponto turístico do bairro Montmartre, um dos mais charmosos de Paris.

Nova York


Filmes: Vingadores

Nada mais natural que a cidade seja tão vista nos filmes da Marvel, afinal, a fictícia Torre Stark fica em Manhattan e Peter Parker trabalha como fotógrafo na cidade, além de defender o bairro Queens, o maior distrito de Nova York.