Site Peixe Urbano reinventa-se (Diário do Comércio)

Ao invés de compras coletivas, aposta agora é em um grande shopping de ofertas virtual

Por Julia Duarte

1. Diario do Comercio_dentroPioneiro na implantação das compras coletivas no Brasil, o Peixe Urbano deixou de lado esse conceito e hoje se posiciona muito mais como um shopping de ofertas. Até porque os descontos disponibilizados no site não precisam mais de um número mínimo de clientes para serem ativados. As mudanças, no entanto, foram tão graduais que muitos dos usuários da página nem perceberam e ainda consideram o Peixe Urbano um portal de compras coletivas.

Essa avaliação é da diretora de comunicação da empresa, Letícia Leite. Ela explica que o Peixe Urbano passou por uma série de mudanças desde que entrou em operação, há quatro anos, mas que esses processos foram acontecendo aos poucos e muitos usuários não sentiram a mudança do site nem do mercado de compras coletivas. “O que está acontecendo é uma evolução do modelo. São pequenas mudanças que refletem o que está acontecendo com o setor”, observa.

A mudança maior, e que mais descaracteriza o conceito de compra coletiva, é a não obrigatoriedade de um mínimo de clientes adquirirem a oferta para que ela seja validada. Isso já acontece desde o ano passado. Com isso, a necessidade de um desconto agressivo, que antes variava de 50% até 99%, também acabou e, hoje, a preocupação do Peixe Urbano é muito mais com a qualidade do serviço prestado pelos parceiros do que com a quantidade de cupons vendidos.

“No início a gente tinha um mínimo de cupons para validar a oferta e não tinha um máximo. Então, muitas vezes a empresa vendia muitos cupons, mas não tinha capacidade de atender a todo aquele público dentro da validade do desconto. Então, nós mudamos. Hoje, não temos mais o mínimo, mas fazemos um cálculo para saber qual é o máximo de cupons que a empresa consegue atender dentro do período de validade e ela não pode vender mais do que isso”, diz Letícia Leite.

Outro fator que mudou é que, no início, era disponibilizada uma oferta por dia e ela ficava no sitepor pouco tempo. Hoje, são várias ofertas nos mais variados setores e elas ficam disponíveis por muito mais tempo.

Outro serviço que a empresa está implementando é o Use Agora. Ele funciona a partir de um aplicativo para celular e permite que os clientes vejam as ofertas que estão mais próximas de sua localização, comprem e usem o cupom na mesma hora, sem a necessidade de imprimi-lo. “Para 2014, a gente pretende investir muito nisso”, finaliza Letícia Leite.

Até hoje, o Peixe Urbano já divulgou mais de 70 mil ofertas, que juntas geraram uma economia de mais de R$ 2 bilhões aos mais de 20 milhões de usuários do site.

Fonte: Diário do Comércio, E-Commerce, 13/11/2013

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